Em meio a natureza, o programa Papo na Laje desta quinta-feira (24) aborda a vocação de Maricá para o turismo ecológico. Localizada na interseção entre a região metropolitana e a região dos lagos do estado do Rio de Janeiro, a cidade é um refúgio cercado de belezas naturais e cada vez mais procurada por turistas.
As convidadas são a guia de turismo Karla Miranda, especialista em turismo de aventura e ecoturismo, e Mariliza Galvão, condutora de visitantes do Parque Estadual Serra da Tiririca, primeira unidade de conservação do estado localizado nos municípios de Niterói, São Gonçalo e Maricá. O episódio foi gravado na Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, e estará disponível a partir das 18h no canal do YouTube.
"Maricá respira ecoturismo. As pessoas vêm fazer trilhas, andar de stand-up padle nas lagoas, temos o remo, esportes aquáticos, os voos de parapente [modalidade de voo livre]", disse Karla Miranda. Ela defendeu que o diferencial do turismo ecológico é passar para os visitantes a conscientização em relação ao respeito com a natureza.
Leia mais: Papo na Laje: iniciativa de jovens de Itaboraí (RJ) produz dados sobre o próprio território
Para Mariliza Galvão, fundadora da Ecoandurá Eventos Sustentáveis, uma trilha de turismo ambiental não é só um passeio, mas também uma oportunidade de agir diferente, buscando alternativas mais sustentáveis.
"Muitas pessoas vêm com seus costumes de cidade grande, mas é preciso repensar o que é ser sustentável em todos os sentidos. A preservação tem muito a ver com o pertencimento. Saber que aquele ambiente é seu para amar e respeitar, não para destruir", disse à apresentadora Dani Câmara.
Assista
Papo na Laje
O Papo na Laje é um programa de TV que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. A cada novo episódio a apresentadora Dani Câmara recebe dois convidados que compartilham experiências sobre temas de interesse da juventude.
A estreia desta semana marca a volta de episódios inéditos da terceira temporada do programa Papo na Laje após uma breve pausa no período eleitoral.
A terceira temporada do programa conta com a parceria da Incubadora de Inovação Social em Cultura de Maricá, um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), junto à Secretaria Municipal de Cultura e ao Instituto Brasil Social (IBS).
Nas primeiras gravações, jovens e representantes dos seus bairros falaram sobre diferentes projetos locais, como o Horta Agroecológica, Moeda Social, Políticas Públicas de Audiovisual para a Juventude e Ciência, Tecnologia e Inovação em Maricá (RJ).
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Clívia Mesquita