A pesca artesanal é o principal sustento das famílias que moram na comunidade de Zacarias, em Maricá, região metropolitana do Rio de Janeiro. A luta da colônia de pescadores contra remoção das suas casas de pau a pique deu origem ao bairro às margens da lagoa que é a próxima parada do programa Papo na Laje nesta quinta-feira (20), às 18h, no Youtube.
O episódio mostra como a comunidade resistiu e preserva os saberes tradicionais da pesca, passando de geração em geração técnicas como o manuseio artesanal da rede. Os convidados são lideranças comunitárias que fazem parte de uma longa linhagem de pescadores.
Leia mais: Fabricação de massa sem glúten é uma das apostas de projeto de gastronomia em Maricá (RJ)
Um deles é Washington Costa, presidente da Associação de Moradores e Pescadores de Zacarias (AMORPEZ). Nascido e criado na comunidade pesqueira, ele ressaltou as conquistas fruto da luta por melhores condições de trabalho e direitos. A renda dele vem toda da pesca, assim como da maioria das 280 famílias que formam o bairro.
"Antigamente o pescador ficava 12 horas dentro dessa lagoa na canoa a remo. Cheguei a remar 25km na noite sem saber se ia voltar com peixe. Ás vezes com fome e sono. Era a necessidade mas também gostar do que faz. Hoje, graças a Deus, 99% dos pescadores aqui tem seu barco a motor, seu equipamento bom", disse Washington.
Já Darcio Marins, presidente da Cooperativa de Pescadores de Maricá (COOPESCAR), explicou que um dos objetivos da cooperativa é fornecer pescado para alimentação escolar. Outra luta atual dos pescadores é a despoluição da lagoa e desassoreamento dos canais.
"No meu ponto de vista, a pesca é pela paixão, o modo artesanal, a cultura e toda uma expertise por trás. Tudo isso faz a gente brigar pra não acabar com a pesca artesanal. A união dos pescadores torna isso possível", completou Darcio à apresentadora Dani Câmara.
Assista
Papo na Laje
O Papo na Laje é um programa de TV que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. A cada novo episódio a apresentadora Dani Câmara recebe dois convidados que compartilham experiências sobre temas de interesse da juventude.
A terceira temporada do programa conta com a parceria da Incubadora de Inovação Social em Cultura de Maricá, um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), junto à Secretaria Municipal de Cultura e ao Instituto Brasil Social (IBS).
Nas primeiras gravações, jovens e representantes dos seus bairros falaram sobre diferentes projetos locais, como o Horta Agroecológica, Moeda Social, Políticas Públicas de Audiovisual para a Juventude e Ciência, Tecnologia e Inovação em Maricá.
Edição: Clívia Mesquita