O prefeito Marcelo Oliveira (PT) conquistou um segundo mandato à frente de Mauá, na região do grande ABC paulista. Ele derrotou Átila Jacomussi (União Brasil). Com 98,05% das urnas apuradas, Oliveira somava 54,15% dos votos neste segundo turno, enquanto Jacomussi teve 45,85%.
O segundo turno repetiu a disputa de 2020, quando Oliveira venceu Jacomussi pela primeira vez. Na época, o candidato do União Brasil tentava a reeleição, após um mandato conturbado, com investigações da Polícia Federal que levaram à sua cassação, depois revertida na Justiça.
Natural de Mauá, Marcelo Oliveira tem sua trajetória ligada ao movimento sindical metalúrgico, muito forte na região do ABC. Já foi dirigente da Federação dos Sindicatos de Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em São Paulo.
Foi eleito vereador na cidade em 2008 e 2016, sempre pelo PT. Em 2020, venceu a eleição para a prefeitura pela primeira vez, retomando para o PT a cidade que é um dos berços do partido. Das últimas sete eleições municipais, cinco foram vencidas por candidatos do PT.
Edição: Thalita Pires