A professora Terezinha Domiciano foi oficialmente nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como a nova reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O decreto de nomeação foi publicado nesta quarta-feira (16) no Diário Oficial da União (DOU), e o mandato terá início em 12 de novembro de 2024. Terezinha venceu a consulta pública realizada em abril, com 67,95% dos votos, consolidando-se como a candidata mais votada. A professora Mônica Nóbrega, que integrou a chapa vencedora, assumirá o cargo de vice-reitora.
A nomeação marca o retorno à tradição de escolher o candidato mais votado pela comunidade universitária, algo que não ocorreu na última eleição, em 2020, quando o atual reitor, Valdiney Gouveia, foi nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro, apesar de ter sido o menos votado. Terezinha e Mônica já haviam sido as mais votadas naquela ocasião.
O presidente Lula e o ministro da Educação, Camilo Santana, assinaram o decreto de nomeação, garantindo um mandato de quatro anos à nova gestão.
Para o presidente da ADUFPB, o professor Cristiano Bonneau, este é um momento muito aguardado: "Foi uma espera de quatro anos. A escolha da comunidade acadêmica não foi respeitada anteriormente, mas agora, com a nomeação pelo presidente Lula, só temos a comemorar após uma grande luta em defesa da democracia dentro da UFPB. Apesar das perseguições e dos problemas causados pela gestão interventora, o resultado é que essa gestão pouco avançou em termos de melhorias e mudanças para a universidade. A posse de Terezinha, nossa verdadeira reitora, e da professora Mônica marca o início de uma nova era. Elas foram eleitas pela comunidade acadêmica e, agora, temos condições de fazer uma cobrança mais participativa para enfrentar os principais problemas da UFPB: a questão da infraestrutura, os prédios abandonados, as obras que foram deixadas de lado, e a quantidade de bolsas para permanência estudantil, além do apoio à pesquisa e à extensão", destaca ele.
Trajetória de Terezinha Domiciano
Terezinha Domiciano é professora titular do Departamento de Ciência Animal no Campus III da UFPB, em Bananeiras, e tem uma longa trajetória acadêmica e administrativa dentro da universidade. Com experiência em pesquisa e extensão, já ocupou cargos de chefia de departamento, assessoria de pesquisa e coordenação de projetos institucionais. Além disso, foi vice-diretora e diretora do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) por dois mandatos.
Perfil da vice-reitora Mônica Nóbrega
Mônica Nóbrega é professora associada da UFPB e tem vasta experiência na área de Linguística, com ênfase em temas como psicanálise lacaniana, discurso e produção de sentidos. Ela já exerceu o cargo de diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), no Campus I, em João Pessoa.
Com essa nova gestão, a UFPB terá uma reitoria composta por duas mulheres que trazem consigo um histórico de participação ativa na comunidade acadêmica e nas lutas por avanços institucionais.
Fonte: BdF Paraíba
Edição: Cida Alves