Em decisão inédita e unânime, o Conselho Estadual de Educação da Paraíba emitiu parecer favorável à denúncia de bullying e intolerância religiosa contra o Colégio Vila – Unidade Tambaú, em João Pessoa, praticados pela coordenadora pedagógica e um professor da escola. O Brasil de Fato Paraíba teve acesso ao documento, que recomenda à direção do colégio a adoção de medidas que inibam a discriminação religiosa e a prática do bullying dentro da escola.
O caso aconteceu em 2023, mas apenas em agosto deste ano, o Conselho Estadual de Educação, órgão ligado à Secretaria de Estado da Educação da Paraíba (SEE-PB), emitiu o parecer comprovando as denúncias de bullying e intolerância religiosa contra a criança, um menino de nove anos. Por respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), vamos usar um nome fictício para fazer referência ao menino.
“Na época, meu filho cursava o 4º ano do ensino fundamental no Colégio Vila. Ele estudou naquele colégio desde o ano 2022 e, desde então, aconteceram episódios de bullying, violência entre as crianças e exclusão entre os alunos da mesma turma em relação ao meu filho. No ano da denúncia em 2023, ao retornar à escola, houve novamente vários episódios de exclusão, nos quais os alunos repetiam: ‘Paulo* aqui, não! Paulo, não!’. Após alguns episódios, houve reunião com o corpo pedagógico, onde obrigaram que eu comprovasse que estava oferecendo ao meu filho acompanhamento psicológico. Em várias situações, eles solicitaram esse documento, quase que me obrigando. Contestei e solicitei que a requisição fosse feita por escrito, inclusive, com a motivação e justificativa da própria psicóloga da escola. E nunca houve nenhum retorno da escola a esse respeito”, conta a mãe do aluno, que é praticante do candomblé, religião de matriz africana, e ao matricular seu filho no Colégio Vila, repassou essa informação para a coordenação da escola.
A mãe relata que o filho, em um desses episódios, chegou a pedir ajuda à coordenação da escola. “Quando ele se dirigiu à coordenação, quem estava lá era a supervisora pedagógica. Ela ouviu o que meu filho tinha a dizer e começou a dizer a ele, como resposta, falas muito pesadas e intolerantes como: ‘Você está mentindo!’; ‘Mentira é coisa do diabo, do satanás, do capeta, do demônio!’; ‘Aqui pisamos na cabeça do satanás para que ela exploda! É assim que fazemos com a mentira.’; ‘Está escrito na Bíblia que o pai da mentira é o satanás.’ Ela finalizou dizendo: ‘Não me interessa o que aconteceu com você na outra escola! Não vamos tolerar suas atitudes!". Ela se referiu a um problema havido em outra escola, onde meu filho teria sofrido episódios de bullying. Levei o caso para o Conselho Tutelar, que encaminhou a denúncia para a Delegacia da Infância e Juventude. O Conselho Tutelar também requisitou a escuta do meu filho no núcleo de direitos humanos da Defensoria Pública do estado por meio de equipe multidisciplinar de psicólogos e psicopedagogos”, conta.
De acordo com a mãe da criança, em abril de 2023, outro episódio foi relatado pelo menino. “Após buscar Paulo na escola, até em casa ele foi chorando sem parar, em crise, pedindo para não voltar mais", conta. "Perguntei o que houve e ele relatou que o professor de inglês, novamente, havia gritado com ele, que ele havia se sentido muito humilhado e envergonhado pelo que o professor fez com ele na frente de toda a turma". De acordo com a mãe, a criança foi humilhada após o professor presenciar uma briga entre ele outra criança, que não recebeu o mesmo tratamento. "Ao entrar na sala do professor, viu a criança mostrar o dedo do meio ao meu filho, que respondeu com ofensa. O professor, ao ver a situação, pediu que a criança que havia estendido o dedo do meio parasse de chorar e começou a gritar com o Paulo: 'Cala a boca!'. 'Você vai calar sua boca!'. 'Cala a boca agora!', não deixando meu filho se explicar do porquê havia se ofendido em reação à conduta da outra criança. O professor disse na frente de todos os alunos: 'A palavra do Paulo deverá ser jogada no lixo, e ninguém deverá dar valor ao que ele diz".
Segundo o parecer emitido pelo Conselho Estadual de Educação, o Colégio Vila não resolveu as situações relatadas pela mãe do menino, e não adotou uma prática inclusiva para com a criança, que teve que sair do colégio privado. “Salientamos que a retirada de uma criança do ambiente escolar representa medida drástica – uma ruptura em sua vida estudantil – que não resolve o problema de relacionamento interpessoal entre os alunos e não resolve a ocorrência do bullying no ambiente escolar, de modo que se faz necessário esforço de toda a escola denunciada para evitar reiterações desse caso”, diz um dos trechos do documento.
Em relação à conduta da coordenadora pedagógica e do professor de inglês com o aluno, o Conselho Estadual de Educação afirma que "as falas da coordenadora, citando a Bíblia (...) como forma de julgamento antecipado de sua conduta dentro da sala de aula, já que não resolvem conflitos interpessoais entre alunos e não se coadunam com uma prática pedagógica inclusiva.”
Já sobre a atitude do professor com a criança, o Conselho recomenda que “o Colégio Vila implemente medidas de capacitação para o seu corpo docente e de funcionários da equipe pedagógica, para que possam solucionar questões de bullying, tendo em vista sua responsabilidade enquanto entidade educacional que tem o dever de estabelecer a cultura da paz para garantir o desenvolvimento educacional de todas as crianças que lá estudam”. No parecer, os conselheiros também afirmam que o Colégio Vila mostra ausência de prática pedagógica efetiva para com a educação inclusiva, com respeito aos direitos humanos, ao direito à diversidade religiosa, nos termos do artigo 26, parágrafo 2º, da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Por fim, a comissão que apurou as denúncias faz diversas recomendações, dentre elas que o Colégio faça um plano de ação concreto para implementar, no prazo de 90 dias, ações de combate ao bullying e à intolerância religiosa dentro da escola, pois já existe amparo para ações concretas recomendadas no Regimento Interno da escola, e a realização de cursos de capacitação, no prazo de 120 dias, para o corpo docente e pedagógico sobre bullying e intolerância religiosa, habilitando-os para implementação de ações de discussão, atenção e identificação e prevenção para busca de soluções a estes problemas no ambiente escolar. O Conselho Tutelar Região Praia também acionou o Ministério Público Estadual da Paraíba, por meio da Promotoria de Educação, para apurar o caso.
O Brasil de Fato PB a direção do Colégio Vila - Unidade Tambaú para saber se as medidas recomendadas pelo Conselho Estadual de Educação já estavam sendo implementadas, se o colégio é uma escola confessional - haja vista que em seu perfil no Instagram há reproduções de músicas religiosas cristãs e cards com frases de igual conteúdo, se a supervisora pedagógica e o professor continuavam trabalhando no Colégio e se crianças de credos religiosos diferentes do adotado pelo Colégio Vila poderiam estudar lá.
Em resposta, o Colégio Vila enviou uma nota, da qual reproduzimos os principais trechos:
O Colégio Vila “leva muito a sério o bem-estar e a segurança de todos os alunos e alunas tendo como missão primordial proporcionar um ambiente escolar acolhedor, inclusivo e seguro, onde todos possam aprender e se desenvolver plenamente. Com relação às alegações de que a escola estaria envolvida em práticas de bullying e intolerância religiosa, esta é leviana e irresponsável. É imperioso esclarecer que o colégio não tolera qualquer forma de assédio, intimidação ou discriminação em suas dependências, seja com alunos, colaboradores ou responsáveis. A instituição reitera que possui políticas claras e programas de conscientização contínuos sobre respeito mútuo e convivência saudável entre os alunos, tendo realizado treinamentos periódicos, inclusive com palestras abordando sobre como combater práticas de bullying. Além disso, incentiva os estudantes e suas famílias a se manifestarem, caso presenciem, ou sejam vítimas de qualquer comportamento inadequado. A equipe do colégio está sempre pronta para apoiar e agir de forma imediata e eficaz. No que se refere a filosofia adotada pela escola, reafirma-se que de acordo com o regimento, a escola é fundamentada em princípios cristãos, os quais orientam uma abordagem educacional, valores e atividades diárias. Esclarece-se que, desde o momento da matrícula, todos os pais e responsáveis são informados sobre esses valores e a importância deles na comunidade escolar. Neste sentido, o compromisso é fornecer um ambiente de aprendizado que reflita esses princípios, promovendo o respeito, a tolerância, a inclusão, a integridade e o amor ao próximo.
Neste contexto, o colégio reforça que continuará empenhado em promover um ambiente onde o respeito e a empatia sejam valores centrais e trabalhará sempre em conjunto com a comunidade escolar, para garantir que esses princípios sejam mantidos e fortalecidos.”
O Brasil de Fato Paraíba seguirá acompanhando este caso.
*Nome fictício
Fonte: BdF Paraíba
Edição: Carolina Ferreira