RIO DE JANEIRO

Bolsonaro vota no RJ e reconhece dificuldade de Ramagem; Eduardo Paes se diz confiante

Pesquisas indicam vitória do atual prefeito, do PSD, ainda no primeiro turno

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
À esquerda, Bolsonaro e seu candidato no Rio de Janeiro, Alexandre Ramagem; à direita, o atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes. - Instagram Jair Bolsonaro-PABLO PORCIUNCULA / AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) votou, na manhã deste domingo (6), na Vila Militar, zona Oeste do Rio de Janeiro, para o primeiro turno das eleições municipais de 2024, acompanhado do candidato do seu partido à prefeitura da capital fluminense, Alexandre Ramagem. Ao deixar o centro de votação, Bolsonaro manifestou confiança em relação aos resultados em diversas capitais, mas reconheceu que será difícil superar o atual prefeito carioca, Eduardo Paes (PSD), favorito para se eleger ainda no primeiro turno, de acordo com as pesquisas de intenção de voto.

"É difícil, mas temos esperança", declarou o ex-presidente, que está inelegível. "Eduardo Paes é PT, e o PT é isso aí que está no Brasil todo", comentou.

Já Eduardo Paes votou por volta das 9h, no Gávea Golf Club, em São Conrado, na Zona Sul da capital fluminense. Ele estava acompanhado da esposa e filhos e se disse confiante em uma possível vitória em primeiro turno. "Confiante sempre estou", disse o candidato à reeleição à imprensa. "Os cariocas me deram a oportunidade de ser prefeito 3 vezes e pretendo dar continuidade a esse trabalho", afirmou.

Na última pesquisa Datafolha divulgada no sábado (5), Eduardo Paes (PSD) aparece com 54%, enquanto Ramagem (PL) tem 22%. Em seguida, estão Tarcísio Motta (Psol) com 4% e Marcelo Queiroz (PP) com 2%. Rodrigo Amorim (UB), Cyro Garcia (PSTU) e Juliete Pantoja (UP) têm 1% cada. Carol Sponza (Novo) e Henrique Simonard (PCO) não pontuaram. O percentual de brancos, nulos e de eleitores que dizem que não votarão em nenhum dos candidatos acima saiu de 8% para 10%. Aqueles que não sabem continuam sendo 4%. 

A pesquisa no Rio foi feita presencialmente entre 1 e 3 de outubro com 1.106 eleitores e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-00823/2024.

Edição: Nicolau Soares