A regra geral da Justiça Eleitoral para acessar a cabine de votação neste domingo (6) é estar desacompanhado. O objetivo é garantir o sigilo do voto. Mas há exceções.
Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem contar com apoio especial, uma pessoa da confiança dele. Esse auxílio precisa ser autorizado pelo presidente da mesa receptora de votos. O acompanhante não pode estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partidos, de federações ou de coligações.
Quem estiver acompanhando com criança de colo terá preferência para votar, mas as crianças não podem digitar os números dos candidatos na urna eletrônica. Todos esses casos estão previstos no Manual do Mesário.
Eleições 2024
Mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas neste domingo (6). As eleições ocorrem em praticamente todo o Brasil. As duas únicas exceções são os moradores e moradoras do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, que não têm prefeitos e vereadores.
Nas cidades com mais de 200 mil eleitores onde o pleito não for resolvido no primeiro turno, os eleitores voltarão aos locais de votação em 27 de outubro. Neste ano, 103 cidades podem ter segundo turno.
Edição: Nathallia Fonseca