Distância menor

Datafolha RJ: Eduardo Paes cai 5 pontos, mas segue na liderança, com 54% das intenções de voto; Ramagem cresce

Ramagem subiu cinco pontos, mas vantagem de Paes mantém tendência de vitória no primeiro turno

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), segue na liderança da disputa eleitoral do Rio de Janeiro - Tânia Rêgo/Agência Brasil

Com 54% das intenções de voto, o prefeito Eduardo Paes (PSD) segue na liderança da disputa eleitoral do Rio de Janeiro, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (3). O candidato Alexandre Ramagem (PL) aparece em segundo lugar, com 22%, seguido de Tarcísio Motta (Psol), com 4%.  

O atual prefeito caiu cinco pontos com relação à pesquisa anterior, de 19 de setembro, quando tinha 59% das intenções de voto. Naquela edição, Ramagem tinha 17% das intenções de voto e Motta aparecia com 7%.

Também aparecem Marcelo Queiroz (PP), com 2%; Rodrigo Amorim (União), Cyro Garcia (PSTU) e Juliete Pantoja (UP), com 1%. Carol Sponza (Novo) e Henrique Simonard (PCO) não pontuaram. Dos entrevistados, 10% declararam voto branco ou nulo, enquanto 4% se disseram indecisos.

O Datafolha calculou o percentual de votos válidos, mesmo procedimento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral para divulgar os resultados eleitorais. O número exclui brancos, nulos e indecisos.

Paes aparece com 63% dos votos válidos, seguido por Ramagem, com 25%. Tarcísio aparece com 5% e Queiroz com 3%. Amorim, Garcia e Pantoja têm 1%.

Pesquisa espontânea

Boulos também apresentou ligeira queda na pesquisa espontânea, quando o entrevistador não apresenta uma lista de candidatos para o eleitor. O atual prefeito caiu de 44% para 43%. Ramagem subiu de 11% para 17% e Mota permaneceu com 3%. 

Para a pesquisa mais recente, o Datafolha ouviu 1.106 eleitores entre os dias 1 e 3 de outubro. O levantamento foi encomendado pela rede Globo e Folha de S.Paulo, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-00823/2024.

Esta é a penúltima edição das checagens do Datafolha antes do primeiro turno das eleições, que será realizado neste domingo (6).

Edição: Nicolau Soares