Eleitoras e eleitores que não têm certeza do local de votação nestas eleições municipais podem ficar tranquilos: o site oficial do Tribunal Superior Eleitoral oferece uma ferramenta para identificação do endereço para onde cada um deve se deslocar para depositar seu voto.
Para acessar a ferramenta, basta clicar aqui. Mesmo quem não tem acesso ao título de eleitor pode fazer a busca. Além do número do documento eleitoral, é possível usar o sistema digitando o nome completo ou o número do CPF.
Além disso, a ferramenta solicita também que o usuário informe a data do nascimento e o nome completo da mãe. Quem não tem acesso a essa informação deve clicar na caixinha ao lado da expressão "não consta".
Depois de fornecer os dados solicitado e clicar em "Consultar", o eleitor ou eleitora terá acesso ao número da Zona e da Seção eleitoral, o nome do local e o endereço completo.
As eleições deste mês de outubro envolverão eleitoras e eleitores de praticamente todo o Brasil. As duas únicas exceções são os moradores e moradoras do Distrito Federal e de Fernando de Noronha, que não têm prefeitos e vereadores.
As eleições municipais de 2024 estão previstas para acontecer em 6 de outubro, em primeiro turno, e em 27 de outubro, caso haja segundo turno (que pode ocorrer em cidades com mais de 200 mil eleitores cadastrados). Serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
Edição: Thalita Pires