Ao menos 50 pessoas morreram e mais de 20 estão feridas por conta de uma explosão em uma mina de carvão no Irã na noite deste sábado (22), horário local.
Segundo a Irna, agência estatal de notícias do país, a tragédia teria ocorrido devido a um vazamento de gás metano na região, que fica na cidade de Tabas, no centro-leste do Irã, a 540 quilômetros da capital, Teerã.
Em pronunciamento, o diretor-geral do departamento provincial de gerenciamento de crises, Mohammad-Ali Akhondi, afirmou que havia 70 pessoas trabalhando e, devido à profundidade do local onde houve o incidente, será pouco provável resgatar pessoas com vida.
Ainda segundo a autoridade, a explosão aconteceu dentro da mina em um local “com profundidade de 700 metros na diagonal e 250 metros na vertical”.
O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, afirmou que todos os esforços serão tomados para resgatar os trabalhadores presos e ajudar suas famílias. Ele prestou condolências aos familiares das vítimas antes de partir para Nova York, onde participará da Assembleia Geral das Nações Unidas.
"Infelizmente, soubemos que ocorreu um acidente em uma das minas de carvão em Tabas e vários dos nossos cidadãos perderam a vida. Apresento as minhas condolências às suas famílias", declarou Pezeshkian.
O Irã, rico em minerais, tem cerca de 1,5 bilhão de toneladas comprovadas de reservas de carvão, segundo a imprensa estatal. A mina de Tabas cobre uma área de mais de 30 mil quilômetros quadrados e contém grandes reservas de carvão coque e carvão térmico, segundo a Irna.
Com AFP
Edição: Geisa Marques