Neste sábado (21) e domingo (22), Caruaru sedia a Mostra Janelas para Equidade, evento de exibição de filmes com recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência. Serão 22 filmes de diversos gêneros, todos na antiga Estação Ferroviária, atual Estação Criativa.
Todas as sessões incluem recursos de acessibilidade, como audiodescrição, legendas para surdos e ensurdecidos (LSE) e Libras. O evento é inteiramente gratuito e sem necessidade de inscrição prévia. Os 22 filmes exibidos são de curta (até 15 minutos) e média metragem (entre 15 minutos e 1h10), entre aventuras, romances, comédias e documentários abordando temáticas diversas.
O evento tem início no sábado (21), às 16h30, com a apresentação da Banda de Pífanos da Inclusão, da Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru (Apodec). Os filmes começam a ser exibidos às 17h45, com mostras das categorias Infantil, Protagonismo e Mãos que Falam.
Às 19h20 acontece uma roda de diálogo sobre cinema e acessibilidade. Às 20h voltam a ser exibidos filmes, agora nas categorias Letras que Falam, Pontes de Conexão, Percursos Sonoros, Olhar com Som e Agreste Inclusivo. Veja a programação completa aqui.
No domingo (22), o evento acontece apenas à noite. Às 19h o encontro é aberto com a exibição de lançamento do documentário “Gaé: incluir sem limitar é ir além”, seguido por um debate com as diretoras Amanda Lima e Rhaynara Janaína, além de Zeza. Às 19h50 tem início a exibição de outros filmes.
O público também encontrará, na Estação Criativa, uma exposição de arte da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Caruaru), uma demonstração da modalidade paralímpica bocha liderada pela Apodec, uma feira de comidas e economia criativa liderada por mulheres, além da Feira Diagrama de artistas independentes - esta última exclusiva no domingo.
Segundo a coordenadora da mostra, Rhaynara Janaína, o Janelas para Equidade nasceu após ela escutar, de pessoas com deficiência, queixas expressando o desejo de acessar a cultura de forma plena em Caruaru. “Elas querem filmes acessíveis de todos os gêneros, da ficção ao romance”, afirma a coordenadora.
Para atender à demanda, a curadoria do evento conta com os especialistas César Caos, Ana Carolina e David Garcia, além da consultoria de acessibilidade de Clebison Alves, Lucy Tertulina e Esnande Quirino.
Fonte: BdF Pernambuco
Edição: Vinícius Sobreira