ARTE E CULTURA

Festival de cinema está com inscrições abertas para filmes feitos por mulheres; exibição será em Pernambuco

Interessadas em participar do Fincar podem se inscrever até o dia 22 de setembro

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Fincar é um festival bienal que busca fortalecer o cinema feito com um olhar feminista - Beatriz Ataídio / Fincar / Divulgação

Estão abertas até o próximo dia 22 de setembro as inscrições para filmes a serem exibidos no 4º Festival Internacional de Cinema de Realizadoras (Fincar). Criado para contribuir com o debate sobre de gênero e fortalecer a participação de mulheres no mercado do cinema, o festival está recebendo inscrições de curtas, médias e longas-metragens, que tenham sido realizados entre os anos de 2021 e 2024. As inscrições são gratuitas e realizadas através de formulário online, disponível no site do festival.

O Fincar destaca que as inscrições são para filmes realizados por mulheres cis, mulheres trans, travestis, homens trans e pessoas não-binárias. “A cada edição, o festival reafirma o compromisso com uma perspectiva feminista e uma abordagem tanto estética quanto política do cinema”, diz Maria Cardozo, diretora do festival. “Queremos permitir que novos caminhos e trajetos brilhem através dos filmes”, completa.

O Festival de Realizadoras teve edições em 2016, 2018 e 2021. A edição do Fincar deste ano está prevista para o mês de novembro, com exibições no Recife e em Afogados da Ingazeira, no Sertão do estado. “Desejamos partilhar com o público como esses cinemas são múltiplos, buscando desconstruir um ideal cinematográfico que costuma ser branco, masculino e cisheteronormativo”, afirma Cardozo.

Produzido pela Vilarejo Filmes, o Fincar é um festival bienal que busca fortalecer o cinema feito com um olhar feminista. Nesta edição o festival recebe incentivo financeiro do Governo de Pernambuco, através do Funcultura. Esta 4ª edição marca o retorno das exibições em salas de cinema, de forma presencial, após a edição de 2021 ter sido remota.

 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vinícius Sobreira