Racismo

Na Bahia, prefeito denuncia ofensas racistas nas redes sociais: 'carvão' e 'macaco'

De acordo com o prefeito Arismário Barbosa Junior (Avante), as ofensas ocorreram em um grupo de Whatsapp

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Arismário Barbosa Junior (Avante) - Foto: Reprodução/Instagram

Em Santaluz, na Bahia, o atual prefeito e candidato à reeleição, Arismário Barbosa Junior (Avante), divulgou uma nota triste, lamentando um tenebroso ataque racista que sofreu de um "opositor político" que não teve a identidade revelada.

Em um grupo de Whatsapp com empresários da região, o racista afirmou, segundo a nota do prefeito: "Eu já disse que, nesse churrasco aí, eu vou levar o carvão, viu? Lembre-se disso: vou levar o carvão Arismário. Aceso, ele te queima. Apagado, ele te suja".

"Em resposta ao comentário profundamente ofensivo e racista que circulou recentemente, sinto a necessidade de me manifestar como prefeito e cidadão. O comentário sobre mim, fazendo uma comparação extremadamente desrespeitosa ao usar o termo 'carvão', revela não apenas a falta de respeito, mas também a continuidade de um problema grave que afeta muitas pessoas. Não apenas o comentário me deixou muito triste, mas sim saber que independente da posição ou status social, nós negros, sempre sofreremos preconceito", lamentou o prefeito.


Print de grupo de conversa onde Arismário foi alvo de racismo / Foto: Divulgação


Este texto faz parte da coluna Nota Política, produzida pelo jornalista Igor Carvalho. Clique aqui para acessar

Edição: Nicolau Soares