Acabou

Olimpíadas: EUA terminam em 1º no quadro de medalhas; Brasil fica em 20º com protagonismo feminino

Estados Unidos e China mantiveram uma disputa pela liderança até o apagar das luzes em Paris

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O time feminino de basquete dos EUA posa com suas medalhas após vencer a França na final olímpica, neste domingo (11) - Paul Ellis/AFP

Os Estados Unidos terminaram os Jogos Olímpicos de Paris, que se encerram neste domingo (11), na liderança do quadro de medalhas. Empatado em 40 ouros com a China, graças ao título no basquete feminino, os EUA conquistaram mais pratas que a delegação chinesa (44 contra 27) e mais medalhas no total: 126 a 91.

Para definir a classificação no quadro de medalhas, primeiro é levado em conta o número de ouros e, posteriormente, para desempate, as pratas e os bronzes. O Japão foi o terceiro, com 45 medalhas (20-12-13).

Estados Unidos e China mantiveram uma disputa pela liderança até o apagar das luzes em Paris. Os chineses começaram o 16º e último dia de competições na frente, com um ouro a mais que os americanos (39-38).

Além do basquete feminino, os Estados Unidos esperavam conseguir mais um título neste domingo, mas a Itália surpreendeu no vôlei feminino e derrotou a seleção americana, campeã olímpica em Tóquio. A China, por sua vez, somou um último ouro, com Li Wenwen no levantamento de peso feminino, mas a vitória da americana Jennifer Valente no ciclismo deixou a decisão para a final do basquete feminino. Na Arena Bercy, apesar da resistência francesa, a seleção dos Estados Unidos venceu por 67 a 66 para conquistar seu oitavo ouro consecutivo e garantir a vitória americana no quadro de medalhas.

Brasil tem protagonismo feminino

O Brasil terminou na 20ª posição, com 20 medalhas no total: três de ouro, sete de prata e dez de bronze. É a segunda melhor campanha da história do país na competição, superando o desempenho na Rio 2016 no número total de medalhas, atrás apenas de Tóquio 2020. O país se confirmou entre os 20 primeiros colocados no número de medalhas de ouro, e entre os 15 no quadro geral de medalhas. "Uma das provas da consolidação do país no bloco das principais potências olímpicas", diz o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em nota à imprensa.

destaque feminino no pódio brasileiro durante as Olimpíadas de Paris 2024 é incontestável. No total, as atletas brasileiras são responsáveis por 12 das 20 medalhas conquistadas pelo país na capital francesa.

Apenas mulheres conquistaram medalhas de ouro para o país: Beatriz Souza no judô, Rebeca Andrade na ginástica artística e a dupla Ana Patrícia e Duda no vôlei de praia. Na prata, foram mais duas de Rebeca, além da vitória de Tatiana Weston-Webb no surfe. Já o bronze brilhou para Rayssa Leal no skate, Larissa Pimenta no judô e Bia Ferreira no boxe.

"Entre tantas performances de destaque, temos que ressaltar, é claro, a maior de todas, a ginasta Rebeca Andrade, que virou ícone mundial ao ser reverenciada por Simone Biles no pódio, e a maior medalhista da história do Brasil, com seis pódios no total. Foram quatro medalhas – ouro no solo, prata no individual geral e no salto e bronze por equipes", diz a nota do COI.

*Com AFP

Edição: Leandro Melito