Nesta sexta

26 de julho: evento no Armazém do Campo de SP celebra o Dia da Rebeldia Nacional de Cuba

Noite contará com debates, aula de salsa, música cubana e pratos típicos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
A Noite da Rebeldia Cubana celebra o assalto ao Quartel de Moncada, em 26 de julho de 1953 - YAMIL LAGE / AFP

Nesta sexta-feira (26), é a realizada a tradicional comemoração da Noite da Rebeldia Cubana, no Armazém do Campo, na região central de São Paulo. O evento celebra os 71 anos da Revolução Cubana.

As atividades começam às 17h30 com o debate "A necessária solidariedade à Cuba hoje", que contará com a presença do Cônsul-geral de Cuba em São Paulo, Benigno Pérez, além de falas de movimentos populares.

Às 19h, haverá uma homenagem ao músico, compositor, poeta e cantor cubano Silvio Rodríguez, com o cantor Aleksey El Majadero, que também tocará outros sucessos cubanos e latino-americanos. Depois, às 20h15, haverá uma aula de salsa com o professor Henrique Pessoa. Durante todo o evento, serão servidos pratos típicos e drinks cubanos.

O evento é organizado pela Alba Movimentos, Articulação Internacional do Povos (AIP), Livraria Expressão Popular, pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba e pelo Armazém do Campo. 

A Noite da Rebeldia Cubana celebra o assalto ao Quartel de Moncada, em 26 de julho de 1953. Foi um dos principais eventos que antecederam a Revolução Cubana. A ação envolveu 131 jovens, organizados e liderados por Fidel Castro, Abel Santamaria e Raúl Castro, que tinham como objetivo desencadear a luta armada contra a ditadura de Fulgêncio Batista.

Leia mais: Quartel Moncada: como um fracasso militar se tornou o início da Revolução Cubana

Mesmo derrotada, a iniciativa foi o motor impulsionador e inspirador das ações futuras que culminaram na Revolução Cubana. 

Edição: Nicolau Soares