Divulgada nesta quarta-feira (24), a nova pesquisa eleitoral Quaest apontou diferenças nas intenções de voto para a prefeitura do Rio de Janeiro em relação ao levantamento anterior, de junho, mas sem alterar a posição dos candidatos favoritos na disputa.
Segundo a sondagem, em um cenário com 10 candidatos, o atual prefeito Eduardo Paes (PSD), apoiado por Lula, tem 49% das intenções de voto, o que poderia garantir a eleição ainda no primeiro turno, considerando que a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Já Alexandre Ramagem (PL), que recebeu apoio de Jair Bolsonaro, aparece com 13%. Tarcísio Motta (Psol), aparece com 7%, o que configura um empate técnico com Ramagem – cujo nome de urna será Delegado Ramagem.
Já em um segundo cenário com cinco postulantes ao cargo, Paes cresceu de 51% para 52% em comparação com a pesquisa anterior. Ramagem também oscilou positivamente, passando de 11% para 14%.
O levantamento também apontou Cyro Garcia (PSTU) e Rodrigo Amorim (União) com 3% das intenções cada. Juliete Pantoja (UP) e Marcelo Queiroz (PP) aparecem com 2%. Já Carol Sponza (Novo) e Dani Balbi (PCdoB) pontuaram 1% cada.
Além das intenções de voto de maneira ampla, a pesquisa apontou recortes por segmentos da população, em que Paes aparece com liderança mais acentuada entre mulheres, com 41 pontos à frente de Ramagem. Entre os homens, apesar de mantida a liderança, a diferença é de 31%.
O candidato bolsonarista, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), é alvo de uma investigação da Polícia Federal após divulgação do esquema conhecido como 'Abin paralela', que teria monitorado ilegalmente 22 pessoas, incluindo ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
A pesquisa Quaest entrevistou presencialmente 1.104 eleitores entre os dias 19 e 22 de julho. O nível de confiança é de 95% e o número de registro na Justiça Eleitoral, RJ-03444/2024.
Edição: Geisa Marques