Pré-candidato à reeleição, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lidera com folga nas eleições ao executivo municipal, segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta sexta-feira (5).
Enquanto Paes tem 53% das intenções de votos, o que garantiria vitória já no primeiro turno, os deputados federais Tarcísio Motta (Psol) e Alexandre Ramagem (PL), aparecem com 9% e 7%, respectivamente.
Paes contará com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, enquanto a candidatura de Ramagem terá o ex-presidente Jair Bolsonaro como apoiador. Já Tarcísio não conta com alianças partidárias.
Depois dos três primeiros colocados, aparecem Cyro Garcia (PSTU) e Juliete Pantoja (UP), com 3%; o deputado federal Marcelo Queiroz (PP) e o deputado estadual Rodrigo Amorim (União), com 2%, e a deputada estadual Dani Balbi (PC do B), com 1%. Apesar de citada, Carol Sponza (Novo) não alcançou 1%.
Dos entrevistados, 5% disseram não saber em quem votar, enquanto 14% afirmaram que pretendem anular o voto.
A pesquisa, que ouviu 840 eleitores de terça-feira (2) a quinta-feira (4), está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número RJ-06701/2024. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.
Edição: Nathallia Fonseca