Paris 2024

Banida das Olimpíadas, Rússia não transmitirá Jogos pela primeira vez em 40 anos

Atletas russos serão proibidos de competir sob a bandeira e o hino do país; apenas 15 atletas russos participarão

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Logo dos anéis olímpicos em uma cerca em Paris, em 17 de julho de 2024, antes dos Jogos Olímpicos de 2024. - Stephane De Sakutin / AFP

As Olimpíadas de 2024 em Paris não serão transmitidas na Rússia oficialmente. Os canais de TV e serviços de streaming do país decidiram não adquirir os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos, que serão realizados entre 26 de julho e 11 de agosto. 

A decisão está relacionada com a proibição dos atletas russos atuarem com os símbolos do seu país. Eles deverão competir com uniformes, bandeira e hino neutros, definidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O banimento da participação oficial da Rússia nos Jogos Olímpicos foi devido à guerra da Ucrânia e se estende para Belarus, país aliado direto de Moscou no conflito ucraniano.

Segundo uma publicação do site Sports.ru, autoridades russas disseram acreditar que não é concebível exibir competições em que os atletas competirão sem a bandeira e o hino da Federação Russa.

A última vez que os Jogos Olímpicos não foram transmitidos na Rússia foi em 1984. Naquele ano, ocorreu o boicote da União Soviética às Olimpíadas de Los Angeles, uma represália ao boicote dos EUA aos Jogos de Moscou em 1980.

A Rússia já havia, por conta do escândalo de doping de 2015, atuado sob status neutro nos Jogos de Inverno de PyeongChang (Coreia do Sul) em 2018, Tóquio em 2020 ou Pequim em 2022. No entanto, a participação dos atletas russos não deixou de ser robusta e o status neutro não foi obstáculo à transmissão nos canais russos. Na última edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio, participaram 330 atletas olímpicos da Rússia.

Apenas 15 atletas russos vão competir nos Jogos

O Comitê Olímpico Internacional publicou nesta quinta-feira (18) a lista final de atletas russos que poderão participar dos Jogos Olímpicos de Paris sob condição "neutra". Apenas 15 esportistas russos vão competir em Paris.

Vários atletas com passaporte russo chegaram a receber autorização do COI para atuar nas Olimpíadas, mas recusaram-se a participar dos Jogos, incluindo tenistas, ciclistas, lutadores e judocas. Apenas atletas de esportes individuais destes países puderam se qualificar para participar dos Jogos.

Edição: Rodrigo Durão Coelho