O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nesta quinta-feira (6) uma troca no comando do Ministério das Comunas. O novo titular da pasta será Angel Prado. Ele foi coordenador da organização Unión Comunera e prefeito de Simón Planas, município do estado de Lara. Prado substituirá Guy Vernaez, que estava no ministério desde fevereiro de 2024.
A troca definida pelo governo coloca no comando da pasta uma figura ligada às comunas venezuelanas. Prado é um dos fundadores da comuna El Maizal, uma das maiores comunas do país. O anúncio foi feito justamente em uma visita de Maduro à comuna El Maizal para o ato de lançamento do Plano de Plantação para o ciclo de inverno 2024-2025.
“Preciso de um líder à frente do principal batalhão de construção das comunas, dos conselhos comunais, à frente do Ministério das Comunas”, afirmou Maduro.
“Presidente, é uma responsabilidade, assumimos com muito empenho, e acredite, assim como lutamos neste município de Simón Planas por mil batalhas, para ganhar eleições, é assim que vamos fazer no Ministério das Comunas”, disse Prado ao lado de Maduro.
Em seu discurso, ele também afirmou que seu objetivo será visitar para conhecer de perto a realidade das comunas. “Vou às comunas que preciso ir, esse será o meu trabalho”, declarou.
Prado é militante do Partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) e venceu as primárias para a disputa da prefeitura de Simón Planas com 47,99% nas eleições regionais de 2021, vencendo o pleito. Ele se define como “comunero e chavista de coração”. Ele também foi deputado da Assembleia Constituinte de 2017, que pretendia redigir uma nova Carta Magna para o país.
De acordo com o novo ministro, a comuna El Maizal foi uma das primeiras a receber os recursos para executar os projetos votados na consulta popular das comunas. Em abril, 15.617 pontos de votação de 49 mil conselhos comunais em toda a Venezuela receberam eleitores que indicaram projetos de rápida execução ao Ministério das Comunas.
Durante o ato, Maduro vestiu um boné do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) do Brasil e tratou sobre a questão camponesa venezuelana. Ele destacou a produção de tabaco local e entregou quase 4 mil novas linhas de crédito a pequenos produtores individuais.
En el estado de Lara @NicolasMaduro hoy entregó la vivienda número 5 millones y se puso esa gorra del @MST_Oficial pic.twitter.com/5Cs8sotZCr
— Nacho Lemus (@LemusteleSUR) June 7, 2024
O preisdente ainda prometeu realizar quatro consultas orçamentárias para as comunas no próximo ano, "uma a cada trimestre", disse.
Durante a visita à região, Maduro também participou do ato de entrega da casa de número 5 milhão do programa Grande Missão Moradias. O objetivo era construir 2 milhões de casas para as pessoas atingidas pelas chuvas de 2012, mas o programa cresceu e se estendeu também para a população que, por motivos econômicos, não podia comprar suas casas.
Edição: Lucas Estanislau