ESTADIO GRAVE

Primeiro-ministro da Eslováquia sofre tentativa de assassinato

Robert Fico, eleito em setembro de 2023 e considerado aliado do presidente russo Vladimir Putin, sofreu atentado a tiros

|
Robert Fico sofreu atentado a tiros após sair de uma reunião de gabinete, em Bratislava - ATTILA KISBENEDEK / AFP

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, sofreu um atentado a tiros nesta quarta-feira (15/05), após uma reunião de gabinete.

Segundo a imprensa local, o político foi encaminhado a um hospital de Bratislava, onde está internado em estado gravíssimo, devido a feridas que ele sofreu no peito e no abdome.

Também foi reportada a informação de que o autor dos disparos contra o premiê eslovaco foi capturado pela polícia local durante a tentativa de fuga. Porém, não foi revelada ainda sua identidade, os motivos que inspiraram a tentativa de magnicídio, e se a pessoa teria agido sozinha.

Quem é Robert Fico

Líder do Partido Social Democrata (Smer, por sua sigla em idioma local), que representa a centro-direita do espectro político local, Robert Fico venceu as eleições eslovacas realizadas em setembro de 2023, que o levaram a assumir seu terceiro mandato não consecutivo: seu primeiro período foi entre julho de 2006 e julho de 2010, e o segundo entre abril de 2012 e março de 2018.

Fico é considerado um aliado do presidente da Rússia, Vladimir Putin. Sua campanha eleitoral em 2023 foi baseada em críticas à ajuda do país à Ucrânia em meio à guerra no país vizinho.

Como primeiro-ministro, após seu retorno ao cargo, ele cumpriu a promessa de impedir o fornecimento de armas à Ucrância através do território da Eslováquia. Também mudou a postura do país nas votações sobre as sanções à Rússia, passando a votar contra essas propostas.