EDUCAÇÃO

Após forte pressão popular, Prefeitura de Belo Horizonte confirma IF em bairro da periferia da cidade

Informação foi confirmada pelo secretário de Assuntos Municipais da PBH ao movimento pelo IF no Barreiro

Belo Horizonte (MG) | Brasil de Fato MG |
Manifestantes se reúnem em ato na Praça 7, no centro de BH - Foto: Cíntia Rezende

Após mais de uma década de luta pela construção de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF) na região, moradores do Barreiro, na periferia da capital mineira, terão finalmente seu sonho realizado. Depois de forte mobilização da sociedade, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) confirmou, nesta terça-feira (30), que a região contará com esse novo equipamento de educação.

Durante um ato no centro da capital mineira, o secretário de Assuntos Municipais de Belo Horizonte, Paulo Lamac, confirmou a informação aos manifestantes. O Brasil de Fato MG procurou a prefeitura, que informou, em nota, que “mantém diálogo com o governo federal para a instalação de dois campi (Campus 1 e Campus 2) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IF) na capital”. De acordo com a assessoria de imprensa do Executivo municipal, “os imóveis apresentados para o ‘Campus 1’ estão localizados no Barreiro”. 

Por que no Barreiro?

“Estamos em uma região com mais de 320 mil habitantes, sendo 80 mil deles jovens, que não conta com nenhum equipamento de educação técnica e de nível superior da rede gratuita. Isso faz com que a formação dessa população fique prejudicada”, avalia Glenio Martins de Lima Mariano, um dos coordenadores do movimento. 

“Além disso, no Barreiro, existem mais de 400 indústrias, e poderíamos ter ali um ecossistema do mundo do trabalho articulado à educação, de forma a propor soluções ambientais e tecnológicas, que inclusive poderiam atender nossa região”, complementa.

Mobilização vitoriosa

As mobilizações pelo IF do Barreiro se intensificaram após o presidente Lula (PT) anunciar que oito municípios de Minas Gerais irão receber novos institutos, incluindo Belo Horizonte. 

O movimento “Instituto Federal no Barreiro” chegou a fazer um abaixo-assinado com mais de 6 mil assinaturas, panfletagem, audiências públicas, reuniões com parlamentares, com o Ministério da Educação (MEC) e com a prefeitura, entre outras ações de pressão ao poder público. 

Desde o anúncio do governo federal, em março deste ano, o movimento tem realizado reuniões com moradores da região, reunindo centenas de pessoas, incluindo estudantes. 

“O Barreiro participa com mais de 38% da arrecadação para o município então, é quase uma cidade. Daí, você imagina a quantidade de jovens que trabalham aqui e precisam se deslocar para buscar qualificação e formação em outros locais, enfrentando deslocamentos distantes, quando esses jovens poderiam ficar aqui no seu próprio território”, destaca Teresinha de Jesus Souza Botelho, moradora da região. 

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Leonardo Fernandes