Tá chegando a prova!

'Enem dos concursos' divulga locais de prova; saiba como consultar

Candidatos e candidatas podem acessar informação online no mesmo site em que fizeram inscrição para a prova

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Concurso deve preencher mais de 6,6 mil vagas em 21 órgãos e entidades da administração pública federal. - © Arquivo Agência Brasil

Já estão disponibilizadas as informações sobre os locais de prova do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os detalhes podem ser acessados no site em que foram feitas as inscrições, usando informações de login do portal do governo federal, o gov.br

Na página, candidatos e candidatas terão acesso ao Cartão de Confirmação de Inscrição. O documento também traz o número de inscrição, horários das provas e detalhes sobre atendimento especializado ou tratamento pelo nome social, nos casos em que essas informações se aplicam.

É preciso verificar se todas as informações estão corretas. Se forem identificados erros ou se o local da prova for muito distante da residência de quem está fazendo o exame, é preciso entrar em contato com a Fundação Cesgranrio, organizadora do concurso. O número de telefone é 0800 701 2028.

Não é obrigatório levar o cartão no dia da aplicação, mas a organização do exame recomenda que ele seja impresso e apresentado junto com o documento original de identidade com foto. O concurso está marcado para 5 de maio em dois turnos, matutino e vespertino. Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília) e pela tarde às 13h (horário de Brasília).

Até 4 de maio, a organizadora prestará atendimento especial a quem se candidatou. A ideia é tirar o máximo de dúvidas possível sobre temas como, locais de provas, vagas reservadas ou tratamento diferenciado durante a aplicação.

Mais de 2 milhões pessoas estão inscritas para participar do CNPU. As provas serão realizadas em 228 municípios brasileiros. Os resultados finais têm previsão de publicação para 30 de julho e aprovados e aprovadas já devem tomar posse em agosto.

Os exames são compostos por 70 questões objetivas e uma prova discursiva para nível superior. Já para as vagas de nível médio, serão 60 questões objetivas e uma redação. Além do cartão de confirmação impresso e do documento de identidade, é preciso levar canetas de tinta preta e de material transparentes. 

Não são permitidos relógios, óculos escuros e acessórios como chapéus, bonés, gorros ou protetores auriculares no dia da prova. Objetos eletrônicos, como telefones celulares, deverão ser guardados desligados dentro de envelopes que serão fornecidos pela organização do concurso no dia da aplicação. É permitido levar alimentos (desde que em embalagens lacradas) e água (em garrafa transparente).

Para cada um dos dois turnos, o tempo mínimo de permanência dentro das salas de aplicação do "Enem dos Concursos" será de duas horas. Quem terminar as provas antes disso deverá aguardar para sair, sob risco de eliminação. Não será permitido levar os cadernos de questões para casa.

 

Edição: Vivian Virissimo