para assistir

'Nunca imaginei plantar, colher e consumir', diz moradora de unidade agroecológica

Novo episódio do programa Papo na Laje, sobre hortas comunitárias em Maricá (RJ) está no ar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
A unidade de produção agroecológica Manu Manuela foi o projeto piloto de hortas comunitárias em Maricá - Camila Rodrigues

Um novo episódio do programa Papo na Laje, sobre a experiência de hortas comunitárias em Maricá, na região metropolitana do Rio de Janeiro, já está disponível. O programa conversou com dois moradores da unidade agroecológica Manu Manuela, no bairro Cajueiros, no distrito de Itaipuaçu.

Para Thayná Vila Real, o projeto mudou sua relação com a terra e os hábitos alimentares de toda família. A moradora também passou a ser reconhecida como liderança comunitária, à frente de iniciativas como a Associação de Moradores e Amigos do Manu Manuela (AMA).

"Quando se falava de alimentação saudável era uma coisa nova para a gente. Eu vim de uma área urbana, com tudo muito industrializado. Não imaginava que eu ia plantar, colher e consumir produtos de graça para minha família. Eu não tinha essa relação com a terra, na minha casa só tinha planta artificial", disse Thayná à apresentadora Dani Câmara.

O projeto da prefeitura de Maricá seleciona, por meio de edital, famílias permissionárias, ou seja, que passam a produzir alimentos nos lotes da unidade agroecológica. O Manu Manuela foi o projeto piloto de hortas comunitárias em Maricá, que se tornou referência quando o assunto é agroecologia.

Leonardo Estolano Schafer, técnico agropecuário e militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), explicou que o projeto tem como lema a capacitação, formação e repasse da produção. Além do consumo próprio e doações para instituições sociais, hospitais, alimentação escolar, os moradores organizam feiras e transmitem a procedência dos alimentos cultivados sem veneno.

Assista:

Papo na Laje

Papo na Laje é um programa de TV que valoriza o protagonismo da juventude nas favelas e periferias do Rio de Janeiro. A cada novo episódio a apresentadora Dani Câmara recebe dois convidados que compartilham experiências sobre temas de interesse da juventude.  

A terceira temporada do programa conta com a parceria da Incubadora de Inovação Social em Cultura de Maricá, um projeto desenvolvido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIM), junto à Secretaria Municipal de Cultura e ao Instituto Brasil Social (IBS).

Nas primeiras gravações, jovens e representantes dos seus bairros falaram sobre diferentes projetos locais, como o Horta Agroecológica, Moeda Social, Políticas Públicas de Audiovisual para a Juventude e Ciência, Tecnologia e Inovação em Maricá.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita