aniversário

Homenagens em Brasília marcam os 35 anos da Coiab nesta sexta-feira

Entidade recebe homenagens no Congresso Nacional e no Memorial dos Povos Indígenas

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Cerimônia reunirá representantes dos nove estados da região amazônica - Divulgação

O Dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, marca o aniversário de fundação da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) que completa 35 anos. A entidade será homenageada na capital federal, Brasília, com atividades durante o dia, com representantes de lideranças dos nove estados da Amazônia brasileira.

A programação começa já pela manhã. Às 10h, uma sessão solene será realizada no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados. A homenagem foi proposta pelos deputados federais Airton Faleiro (PT-PA) e Célia Xacriabá (Psol-MG). Cerca de 100 pessoas vindas de toda a Amazônia estarão presentes.

Mais tarde, às 18h, o Memorial dos Povos Indígenas de Brasília recebe uma cerimônia comemorativa. Mais uma vez, indígenas de diferentes territórios amazônicos são esperados para o evento, que inclui homenagens a nomes com participação fundamental na história da entidade.

A cerimônia terá, ainda, apresentações culturais, incluindo o lançamento da música "Coiab, Senùisáwa yané mirasá supé" ("Chamado ao nosso povo", em Nheengatu), do grupo Suraras do Tapajós, banda de carimbó do Pará composto só por mulheres indígenas. A canção foi composta especialmente para celebrar os 35 anos da Coordenação. 

Para marcar o 35º aniversário, a Coiab defende "Pela Autonomia e a Autodeterminação dos Povos Indígenas da Amazônia Brasileira".

"Será o momento de celebrar 35 anos de uma jornada histórica, repleta de desafios e conquistas que refletem nossa resiliência e determinação como povos indígenas da Amazônia brasileira", destacou o coordenador-geral da Coiab, Toya Manchineri.

História de luta

Fundada em 19 de abril de 1989, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira é a maior organização indígena regional do Brasil. A entidade atua em nove estados (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e é composta por uma rede de associações locais, federações regionais, organizações de mulheres, professores e estudantes indígenas. 

A entidade trabalha para defender direitos dos povos indígenas relativos a terra, saúde, educação, cultura e sustentabilidade. Além disso, atua em discussões sobre as mudanças climáticas, reforçando o papel dos povos indígenas na defesa do futuro do planeta.

Programação:

10h - Sessão solene em homenagem aos 35 anos da Coiab - Local: Plenário Ulysses Guimarães, Palácio do Congresso Nacional, Câmara dos Deputados

18h - Cerimônia de aniversário da Coiab - Local: Memorial dos Povos Indígenas, Zona Cívico-Administrativa, em frente ao Memorial JK

Edição: Matheus Alves de Almeida