últimas notícias

Rio recebe G20 em novembro, e cidade pode ter feriados durante encontro

A proposta foi apresentada à Câmara dos Vereadores pelo poder Executivo e será votada em primeira discussão

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Nascido em 1999, o G20 se constitui com declarado propósito de ser um foro das principais economias do planeta visando fazer frente às crises econômicas globais - Divulgação

Os dias em que o Rio de Janeiro vai sediar o G20, fórum de cooperação econômica das 19 maiores economias do mundo, poderão se tornar feriados na cidade. O evento está marcado para os dias 18 e 19 de novembro. A proposta foi apresentada à Câmara dos Vereadores pelo poder Executivo, que argumenta que em razão do encontro haverá na cidade a presença de dezenas de chefes de estado e de governo, além de representações de alto nível de organismos internacionais.  

“A realização da cúpula de chefes de estado demanda da Prefeitura o apoio às operações logísticas planejadas pelo Governo Federal em coordenação com demais entes federativos, incluindo restrições à circulação geral como o bloqueio de vias públicas. Por isso, a necessidade de aprovar a medida em regime de urgência”, justifica o Executivo no texto do projeto de Lei, que ainda será votado pelos parlamentares.

O feriado não contempla, no entanto, comércio de rua; bares e restaurantes; hotéis, hospedarias e pousadas; centros e galerias comerciais e shopping centers; estabelecimentos culturais como teatros, cinemas e bibliotecas; e pontos turísticos.

Nascido em 1999, o G20 se constitui com declarado propósito de ser um foro das principais economias do planeta visando fazer frente às crises econômicas globais e aumentar o grau de legitimidade da governança global – diante da insuficiência dos mecanismos institucionais e da crescente importância dos países emergentes. Isso se tornou mais evidente a partir de 2008, com a crise que abateu os mercados globais e exigiu severas reestruturações financeiras sobretudo nos países centrais.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse