Violência

'Encher a tua cara de tiro': quem é Da Cunha, deputado que ameaçou de morte sua ex-companheira

Bolsonarista, ex-delegado ganhou fama nas redes sociais ao filmar a rotina das operações policiais em São Paulo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O deputado federal Da Cunha foi eleito em 2022, pelo PP, com 181 mil votos, na esteira do bolsonarismo - Foto: Reprodução/Instagram

Um vídeo divulgado pelo Fantástico, programa semanal da TV Globo, mostra o deputado federal Carlos Alberto da Cunha (PP-SP) ameaçando a vida de sua ex-companheira, Betina Grusiecki, durante uma briga do casal.

"Sai, sua vaca. Eu vou te encher tua cara de tiro", disse Da Cunha em um dos trechos. Em outro momento, após alguns barulhos fortes, é possível ouvir o deputado federal dizendo "desmaia aí, tua conta já deu". A gravação seria de outubro de 2023, antes da separação do casal.

Em 2016, Grusiecki já havia registrado um Boletim de Ocorrências contra o deputado federal por ameaça de morte. Na ocasião, Da Cunha teria dito que daria um tiro no meio da testa da ex-companheira.

Operações encenadas e demissão

Da Cunha é ex-delegado da Polícia Civil e ganhou fama nas redes sociais ao filmar a sua rotina de operação em áreas periféricas de São Paulo. Nas imagens, era comum abordagens violentas a suspeitos de crimes e muitas prisões.

Em 2021, o Conselho da Polícia Civil aprovou a demissão de Da Cunha, após uma série de denúncias contra o hoje deputado federal, que era acusado de encenar operações, prisões e apreensões de drogas, usando a corporação para alavancar seu canal no Youtube e outras redes sociais.

Uma das operações que seriam simuladas, de acordo com as investigações, foi a prisão de um suposto líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), foi publicada no canal de  Da Cunha no Youtube e em suas outras redes sociais.

Ainda de acordo com as investigações, Da Cunha mantinha uma equipe de produção de vídeos que o acompanhava diariamente e que recebia R$ 14 mil por mês para gravar, editar e publicar as imagens dele em ação pela Polícia Civil.

Em 2022, após sua demissão da Polícia Civil, Da Cunha achou na política um caminho. Carregou as bandeiras que defendia quando atuava como policial para a plataforma política e, na esteira do bolsonarismo, foi eleito em São Paulo pelo PP, com 181 mil votos.

Edição: Nicolau Soares