Manifestantes foram às ruas de cidades em todas as regiões do país na Jornada de Lutas promovida anualmente pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), marcando o Dia Internacional de Luta em Defesa dos Rios, contra as Barragens, pela Água e pela Vida, celebrado nesta quinta-feira (14).
Neste ano, a principal reivindicação é a implementação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB), que se tornou lei em dezembro do ano passado. A política foi alvo de muita pressão dos atingidos, que agora se mobilizam para que ela saia do papel.
Os atos começaram ainda na quarta-feira (13). Confira abaixo alguns destaques.
Mariana (MG)
Dezenas de integrantes do movimento bloquearam, na manhã desta quinta (14), o acesso às mineradoras Vale e Samarco em Mariana (MG). O grupo cobra indenizações justas às vítimas do rompimento da barragem do Fundão, em 2015 e solução para os problemas ambientais e sociais causados pelo crime.
Rio de Janeiro (RJ)
Nesta quinta (14), dia em que se completaram seis anos do assassinato de Marielle Franco, integrantes do MAB participaram do ato "Amanhecer na Maré: justiça por Marielle e Anderson! 6 anos sem resposta!", no Rio de Janeiro. Junto a outras dezenas de organizações e entidades, o Movimento cobra resposta: quem mandou matar Marielle?
Vitória (ES)
A entrada da sede da Vale no Jardim Camburi em Vitória (ES) foi ocupada por militantes do MAB na manhã de quarta-feira (13). O grupo denunciou o descaso da empresa, junto da Samarco e da BHP, em relação ao rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG).
Candeias do Jamari (RO)
Integrantes do MAB ocuparam a Câmara Municipal da cidade de Candeias do Jamari (RO) na quarta (13), em busca de providências pelo descaso com a população da cidade, que teve nada menos que sete prefeitos nos últimos 12 anos. Em meio ao caos político, a população sofre com falta de coleta de lixo por semanas, além de falta de água e de manutenção da iluminação pública.
Boninal (BA)
Atingidos marcaram presença na audiência pública "Sete anos de luta das populações atingidas pela Barragem de Baraúnas/Vazante", na Câmara de Vereadores de Boninal, na região baiana da Chapada Diamantina. O encontro marcou os 33 anos de luta do MAB e os sete anos de atuação na região, em busca de reassentamento de famílias e reparação integral pelos danos causados pela barragem construída pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb).
Brasilia (DF)
Representantes do MAB se reuniram com o senador Rogério Carvalho (PT-SE), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os danos socioambientais causados em Maceió (AL) pelas operações da petroquímica Braskem na extração de sal-gema. O senador reafirmou compromisso com a investigação e com a indenização das vítimas.
Jati (CE)
Atingidos de Ceará e Pernambuco caminharam juntos da cidade cearense de Jati até a barragem de mesmo nome, local que é símbolo da transposição do Rio São Francisco. O grupo denunciou violações de direitos e pediu soluções ao governo cearense e ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).
Edição: Thalita Pires