ASSISTA

Programa Bem Viver estreia na TV Brasil

Atração aborda temas como alimentação saudável, agroecologia, cultura e saúde; estreia será no dia 4 de março

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Nas telinhas desde 2021, o Bem Viver agora ganha projeção nacional por meio da TV Brasil - Brasil de Fato - Divulgação

O Bem Viver, programa do Brasil de Fato e da Rede TVT sobre um mundo mais leve e sustentável, estreia na TV Brasil, nesta segunda-feira (4), às 6h30. A produção já está em sete emissoras educativas pelo país e agora ganha projeção nacional através da emissora pública.

O programa busca promover a alimentação e os hábitos saudáveis, além de bem-estar, cultura e saúde popular. E tem como carro-chefe divulgar iniciativas de agroecologia, reforma agrária e assentamentos rurais, tanto para moradores do campo quanto das cidades.

Antonia Pellegrino, diretora de conteúdo e programação da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), ressalta a importância do conteúdo do programa para a população e audiência da emissora.

"Estamos muito felizes em ter o programa Bem Viver na grade da TV Brasil, compondo um horário dedicado a temas da agricultura brasileira, da agricultura familiar e do campo brasileiro, que é um tema tão relevante para tanta gente na nossa população e é um tema que gera muito interesse na nossa audiência. A gente acredita que seja muito importante ter esse programa com um olhar pra essa diversidade de abordagens sobre o campo compondo essa grade", pontua.

O programa ocupa as telinhas desde 2021, mas teve início em 2018, no formato radiofônico. Para Nina Fidelis, diretora executiva do Brasil de Fato, ocupar esse espaço na emissora é mais um passo na consolidação do projeto de comunicação popular em refletir temas estruturais para o país na perspectivas das bandeiras dos movimentos populares e dos trabalhadores.

"A gente fica muito feliz que uma TV pública, que está pautada pelo interesse da população brasileira, mostre interesse e some esforços na difusão deste conteúdo. É um programa que mostra a ponta de vários processos, que são permeados por lutas dos movimentos populares. Então quando a gente fala de alimento orgânico na mesa da população, a gente está falando de um debate sobre meios de produção, como se produz, de acesso à terra. É muito importante que a gente não dissocie esses temas, que pautamos no Bem Viver como resultado de lutas que são estruturais para a população brasileira. Que essa nova parceria possa nos ajudar a construir canais de um bem viver mais representativo", afirma.

Na apresentação, quem toca a boa prosa é o Lucas Weber, formado em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e que acumula passagens pelo podcast Por Trás do Alimento, da Agência Pública e Repórter Brasil, e As Árvores Somos Nozes, do Greenpeace Brasil.

No Brasil de Fato desde 2020, ele também é apresentador da versão radiofônica do Bem Viver, que vai para o ar de segunda a sexta-feira na Rádio Brasil Atual, na Grande São Paulo, e em emissoras parceiras pelo país através da Rádio Agência Brasil de Fato.

"Eu acho que tem sido um grande trunfo do Brasil de Fato de fazer essa dobradinha com que o Bem Viver na TV e na rádio tenham essa mesma figura, que na verdade sou eu com uma equipe imensa, extremamente dedicada. A gente atinge esse principal objetivo que é fazer uma produção que fale com as pessoas, que dialogue com elas, que atinja o que a gente precisa para construir uma sociedade mais justa, promovendo agroecologia, com o direito de todo mundo se alimentar com saúde, com alimentos livres de veneno", destaca Weber.

O programa conta também com o tempero e sabor do Comida de Verdade, quadro de receitas, em parceria com a Gastronomia Periférica (GP), negócio social que busca transformar a vida das pessoas das periferias por meio da gastronomia.

Quem traz os pratos deliciosos, com ingredientes direto da reforma agrária por meio do Armazém do Campo, é a chef Gema Soto, ex-aluna do projeto.

Assista ao programa desta semana:

Na televisão, o programa é exibido aos sábados, ao vivo, às 13h30,  com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h, pela Rede TVT. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, TV Floripa, TVU Recife, TVE Bahia, UnBTV e TV UFMA Maranhão. Você também pode acompanhar as edições pelo canal do Brasil de Fato no YouTube.

Destaques

O país dos agrotóxicos: por que o Brasil consome tanto veneno e como mudar esse quadro? É o que traz a Cartilha: "Tudo o que você 'não' queria saber sobre agrotóxicos", produzida pelo portal O Joio e o Trigo, e que você confere nesta edição do Bem Viver.

Também é destaque no programa o shoyo da Amazônia. Vamos saber que sabor esse e quem são as mulheres que estão por trás do conhecimento do Tucupi Preto no Momento Agroecológico.

Já o Alimento é Saúde mostra o "Prato Firmeza", um guia que mostra projetos e restaurantes que trazem comida de verdade a um preço acessível na quebrada.

Tem Dica de Saúde, com o médico Aristóteles Cardona, sobre os perigos da automedicação.

E tem receita: não vai perder o delicioso hambúrguer de lentilha, com a chef Gema Soto.

Quando e onde assistir? 

No YouTube do Brasil de Fato todo sábado às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Na TVCom Maceió: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h, no canal 12 da NET. 

Na TV Floripa: sábado às 13h30, reprises ao longo da programação, no canal 12 da NET. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h, no canal 40 UHF digital. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Na UnBTV: sextas-feiras às 10h30 e 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET. 

TV UFMA Maranhão: quinta-feira às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17. 

Sintonize  

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.  

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.  

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Nicolau Soares