ASSISTA

Preparado para a folia? Bem Viver traz Alceu Valença e dicas para reduzir danos no carnaval

Programa traz uma entrevista especial com o artista pernambucano que lançou álbum 'Bicho maluco beleza – É Carnaval'

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Bem Viver traz uma conversa com Alceu Valença sobre carnaval, novo álbum e muito mais. - Divulgação

É carnaval! O Bem Viver, programa do Brasil de Fato, celebra com um dos ícones da festa de rua, Alceu Valença. O artista lança o álbum novo 'Bicho Maluco Beleza – É Carnaval', em que reúne grandes nomes da música brasileira para construir um conjunto carnavalesco de ciranda, maracatu e frevo. 

Continua após publicidade

O trabalho recém lançado faz menção ao seu bloco, que desde 2014 enche as ruas de São Paulo e Pernambuco com a animação e alegria de hinos como 'La Belle De Jour', 'Anunciação', 'Coração Bobo'. "Eu que escolhi a curadoria, pelo fato de preparar um disco com uma relação cinematográfica. É como se fosse um roteiro com o meu passeio, ou seja, a música do carnaval. Aí o bloco do bicho maluco beleza!", explica. Os desfiles consagraram Alceu como nome fácil em festas de carnaval pelo Brasil.

Para o disco, o artista reuniu outros grandes nomes da música como Ivete Sangalo, Maria Bethânia, Lenine, Juba, Lia de Itamaracá, Almério, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo. 

"Eu vou mostrando a diversidade no nosso carnaval. Eu canto uma música que é muito ligada às nossas raízes africanas, que é maracatu. Depois vem a entidade, Lia de Itamaracá, cantar uma ciranda comigo. A ciranda também faz parte do universo carnavareiro. Depois dela, eu canto uma ciranda minha sozinho", conta.

O artista destaca a importância da cultura brasileira e nordestina frente as "imposições da máquina cultural dos países dominantes e da América do Norte", como definiu.

"Umas comparações muito bobas. Alceu Valença é o Mickey Jäger brasileiro. E eu digo não! Mickey Jäger, quem é o Alceu Valença inglês? Aí eu brincava: deixa aí o Mickey Jäger no cavalo inglês dele, que eu vou no meu jumento. Eu não tenho nada a ver com ele. Apesar de achar que ele é maravilhoso, estou falando nada disso não. Mas eu quero ver ele cantando frevo! Ele não canta igual a mim, nunca! Nem eu vou cantar um rock igual a ele, tá entendendo? [sic]."

Confira o programa de hoje:

E bora se cuidar durante a festa?

Tem Dica de Saúde com sugestões simples que podem prevenir em vez de remediar, além de garantir mais brincadeira e diversão para os dias de Folia.

E também uma receita deliciosa de uma limonada nutritiva com a Gema Soto no Comida de Verdade.

E tem mais...

Seguimos celebrando os 40 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Desta vez, você conhece a trajetória do Instituto Educar, que oferece curso técnico em agropecuária com foco em agroecologia no Assentamento Annoni, no Rio Grande do Sul.

Reforma Agrária é luta, mas também é arte. Vamos conhecer mais da cultura camponesa.
 

Quando e onde assistir 

No YouTube do Brasil de Fato, todo sábado, às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.

Na TVT: sábado, às 13h30; com reprise aos domingo (às 6h30) e terça-feira (às 20h), no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC

Na TVCom Maceió: sábados, às 10h30, com reprise aos domingos (às 10h), no canal 12 da NET.

Na TV Floripa: sábados, às 13h30, com reprise ao longo da programação, no canal 12 da NET.

Na TVU Recife: sábados, às 12h30, com reprise às terça-feira (às 21h), no canal 40 UHF digital.

Na TVE Bahia: sábados, às 12h30, com reprise quinta-feira (às 7h30), no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.

Na UnBTV: sextas-feiras, às 10h30 e às 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET.

TV UFMA Maranhão: quintas-feiras, às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.

Sintonize

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Marina Duarte de Souza