A Unidos de Padre Miguel foi a campeã da Série Ouro do carnaval carioca e estará no Grupo Especial em 2025. A última vez que a agremiação esteve na elite do carnaval do Rio foi em 1971, quando os desfiles eram realizados na Avenida Presidente Vargas, no centro da capital fluminense.
A escola apresentou na Sapucaí o enredo "O Redentor do Sertão", uma homenagem aos 180 anos de Padre Cícero. A agremiação foi liderada pelos carnavalescos Lucas Milato e Edson Pereira. O enredo trouxe uma narrativa a partir da visão do imaginário popular sobre a vida do religioso, com grande influência da literatura de cordel.
Leia mais: Carnaval Rio 2024: conheça os enredos das escolas de samba que desfilam na Sapucaí
O desfile da escola da zona Oeste do Rio foi considerado praticamente perfeito pelos jurados: recebeu apenas uma nota 9,9 no quesito enredo. Todas as demais foram 10. Mas como todas têm direito a descartar a menor nota em cada quesito, a agremiação recebeu a pontuação máxima possível: 270.
Dois décimos atrás, veio a Império Serrano, que terminou na segunda colocação. Na sequência, vieram Estácio, União de Maricá e São Clemente. Com as menores pontuações da apuração, Império da Tijuca (268,1) e Sereno (267,9) foram rebaixadas e vão desfilar na Série Prata no ano que vem.
Ao todo, 16 escolas se apresentaram na Marquês de Sapucaí pela Série Ouro, organizada pela Liga Independente do Grupo A do Rio de Janeiro (Liga RJ).
*Com informações de O Dia e Agência Brasil.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister