'coragem e rebeldia'

Nicolás Maduro parabeniza o MST pelos 40 anos do movimento; veja outras reações

Presidente da Venezuela celebrou as quatro décadas do MST nas redes sociais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Ato político em comemoração aos 40 anos do MST na Escola Nacional Florestan Fernandes (Enff) - MST

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) recebeu felicitações do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, pelos 40 anos do movimento popular neste sábado (27). 

"Parabéns ao MST do Brasil pelos seus 40 anos de luta popular. Um grande abraço bolivariano! Celebro com alegria esse espírito de coragem e rebeldia dos trabalhadores rurais no Brasil, na defesa da terra, do meio ambiente e na construção do socialismo. Avante, mulheres e homens camponeses! Viva a organização popular e o trabalho coletivo! Sigam em frente, irmãos e irmãs!", escreveu Maduro, na rede X, antigo Twitter.

Há exatamente 40 anos, na cidade de Cascavel (PR), menos de 100 pessoas se reuniram para fundar o maior movimento popular camponês do país e um dos maiores da América Latina. Quatro décadas depois, o MST está presente em 24 estados, com 185 cooperativas, 1,9 mil associações, 120 agroindústrias, aproximadamente 400 mil famílias assentadas e outras 70 mil vivendo em acampamentos.

Neste marco do 40º aniversário, o MST realizará em julho o seu 7º Congresso Nacional, com a expectativa de receber cerca de 15 mil pessoas em Brasília.

Veja outras reações:

Edição: Vivian Virissimo