O Procon-RJ instaurou, na última terça-feira (23), ato sancionatório contra a Light devido ao aumento de reclamações dos consumidores, em novembro do ano passado, por meio do atendimento da autarquia e na plataforma consumidor.gov.br.
Os problemas relatados foram desde a interrupção do fornecimento, instabilidade até a demora no reestabelecimento do serviço na cidade do Rio de Janeiro, além dos municípios de São João de Meriti, Nova Iguaçu, Itaguaí e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Volta Redonda, no Médio Paraíba, e Vassouras, no Centro-Sul.
De acordo com o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, o fornecimento de energia elétrica é essencial e a suspensão do serviço pode ter consequências graves para o consumidor, como a perda de bens e equipamentos, o comprometimento da saúde e da segurança, além da dificuldade de exercer atividades profissionais e educacionais. A Light terá 15 dias para apresentar a sua defesa sob pena de aplicação de multa.
Em nota enviada ao Brasil de Fato, a Light informou que desde às 7h de sexta-feira (19) não há interrupção de fornecimento na Ilha do Governador e que "vem empenhando todos os esforços para acelerar as obras que trarão a solução definitiva para a região".
Ainda segundo a empresa, foi montado um plano emergencial para melhorar a qualidade do serviço e que "seguirá colaborando com o órgão de defesa do consumidor".
*Texto atualizado em 26 de janeiro, às 15h18, para inclusão de posicionamento da Light.
Fonte: BdF Rio de Janeiro
Edição: Jaqueline Deister