Devido ao impacto das últimas chuvas na cidade, a Prefeitura de Niterói e a Enel criaram um gabinete de crise para realizar a poda preventiva de árvores. O objetivo é minimizar o impacto de fenômenos climáticos tanto para as árvores, quanto para o fornecimento de energia elétrica. A ação teve início esta semana em Camboinhas, bairro localizado na Região Oceânica da cidade.
Leia mais: Relatório final de CPI da Enel aponta irregularidades e pede fim da concessão em São Paulo
O gabinete foi formado após a prefeitura ter entrado com ação judicial contra a Enel, tendo em vista o corte do fornecimento de luz em diversos pontos da cidade, por diversos dias, causado pelas últimas chuvas no último mês.
Devido à forte chuva, muitas quedas de árvore danificaram a rede elétrica. Postes e cabos tiveram que ser substituídos por técnicos da Enel nos dias seguintes do temporal. Há relatos de moradores que chegaram a ficar cinco dias sem luz em determinados bairros de Niterói.
De acordo com a Secretária de Conservação de Niterói (Seconser), Dayse Monassa, uma reunião vai definir quais serão os próximos bairros a receber a ação de poda preventiva.
“Estamos trabalhando na busca de soluções práticas e técnicas para que possamos enfrentar os conflitos de forma preventiva. A Seconser é responsável pela poda das árvores localizadas nas ruas da cidade, mas quando a árvore está ameaçando o fornecimento de energia elétrica, seja em contato com a fiação ou com os transformadores da Enel, a responsabilidade da execução da poda é da concessionária", explicou.
Leia também: Niterói (RJ) registra 37 ocorrências após forte temporal
A expectativa é que cerca de 800 árvores sejam podadas para garantir maior segurança diante de uma nova realidade climática, disse a secretária. "Este trabalho em conjunto é algo que buscamos há muito tempo e é fundamental com a nova realidade climática que estamos enfrentando”, completou.
Em Niterói, o serviço de poda pode ser solicitado através da plataforma Colab.re neste link ou pelas redes sociais da Prefeitura. Em um ano, foram realizadas mais de 7,3 mil podas na cidade. Icaraí, Centro, Fonseca, Piratininga e Itaipu foram os bairros com mais ações de manutenção.
Edição: Clívia Mesquita