celebração

Seleção da Palestina faz história e avança às oitavas de final da Copa Asiática

Equipe vence Hong Kong por 3 a 0 e enfrentará Austrália ou Catar na próxima fase; Síria também avança

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Jogadores palestinos celebram um dos gols na vitória que garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa Asiática - Giuseppe Cacace / AFP

Em meio a toda a dor causada pelo massacre israelense em Gaza, a seleção masculina de futebol da Palestina conquistou um resultado histórico nesta terça-feira (23) ao garantir, pela primeira vez em sua história, a classificação à segunda fase da Copa Asiática de Nações. O campeonato está acontecendo no Catar.

A vaga veio com uma vitória por 3 a 0 sobre a seleção de Hong Kong, com dois gols do atacante Oday Dabbagh, que atua no Charleroi, equipe do campeonato belga; e outro do também atacante Zaid Qunbar, que joga pelo Jabal Al-Mukaber, clube da liga da Cisjordânia – na Palestina, há dois campeonatos devido à ocupação israelense.

Nos jogos anteriores, os palestinos foram superados por 4 a 1 pelo Irã, uma das equipes mais fortes do continente, e depois empataram com a seleção dos Emirados Árabes em 1 a 1. Com os resultados, os palestinos terminaram na terceira posição no Grupo C e avançam como um dos melhores terceiros colocados.

Esta é a terceira participação da seleção palestina no campeonato asiático. Nas duas disputas anteriores, em 2015 e 2019, o time não conquistou nenhuma vitória e, portanto, não passou de fase.

O que vem pela frente

O próximo adversário dos palestinos ainda não foi definido, mas o time certamente enfrentará uma partida complicada: os rivais possíveis são Austrália e Catar, justamente as duas últimas campeãs do torneio (na geopolítica do futebol, a Austrália é vinculada à confederação asiática).

Síria também avança

Outro país que está sob a mira dos israelenses, a Síria, também viu sua seleção garantir uma histórica classificação no torneio. Após sete participações, a seleção do país passou de fase pela primeira vez. Nesta terça, o time venceu a equipe da Índia por 1 a 0, gol do atacante Omar Khribin, jogador do Al-Wahda, clube dos Emirados Árabes. 

Antes, os sírios empataram com o Uzbequistão (0 a 0) e foram derrotados pela Austrália (1 a 0). Assim como a seleção da Palestina, a equipe Síria ficou com a terceira posição de sua chave e garantiu a vaga. A adversária da próxima fase já está definida: será a seleção do Irã. A partida acontece no próximo dia 31 de janeiro.


Jogadores sírios comemoram a vaga nas oitavas da copa asiática / Karim Jafaar/AFP

A Copa da Ásia seria disputada originalmente na China, no ano passado. Devido à pandemia de covid-19, os chineses abriram mão de sediar o torneio, que então foi acolhido pelo país sede da Copa do Mundo de 2022 e está sendo disputado em 2024, durante o inverno asiático, por conta das altas temperaturas de verão no país do Oriente Médio.

Edição: Matheus Alves de Almeida