Mudanças climáticas

Governo determina que empresas distribuam água gratuitamente em eventos de grande porte

Medida foi publicada depois que jovem morreu durante show da cantora Taylor Swift

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Na portaria, o governo cita os últimos acontecimentos no Rio de Janeiro, como a morte da universitária Ana Clara Benevides, em show da cantora Taylor Swift - Reprodução/Facebook/Ana Clara Benevides

O governo federal publicou, nesta quarta-feira (22), uma portaria que estabelece estratégias de proteção à saúde em eventos de grandes proporções, como shows e festivais, como a liberação de entrada com garrafas de água para uso pessoal e distribuição de água gratuita.  

A medida foi elaborada após a morte de Ana Clara Benevides, no show da cantora estadunidense Taylor Swift, no Rio de Janeiro, na última sexta-feira (17). De acordo com um laudo médico, Benevides teve hemorragia no pulmão e três paradas cardiorrespiratórias. Ela chegou a ser socorrida dentro do Estádio Nilton Santos, o Engenhão, e posteriormente encaminhada ao Hospital Municipal Salgado Filho. Mesmo após tentativas de reanimá-la, a jovem não resistiu.  

:: SP registra ventos fortes e previsão de chuva; população deve seguir em alerta, pede defesa civil ::

No dia do show, mesmo com o registro de 39,1°C e sensação térmica 59,3°C, os espectadores foram proibidos de entrar com água dentro do estádio pela produção do show, a T4F. Ainda são necessários mais exames, no entanto, para afirmar que o calor foi determinante para a morte de Benevides. 

Ainda assim, o texto da portaria considerou os últimos, citando o Rio de Janeiro, “com registro de múltiplas ocorrências de eventos trágicos ou nocivos tendo consumidores como vítimas em virtude da elevada temperatura, possível ventilação deficiente e dificuldades de hidratação em show produzido por empresa privada”. Além da proibição de entrada com água, os fãs relataram falta de ventilação no estádio. 

:: El Niño: pesquisadores brasileiros preveem mais calor no Sudeste e Centro-Oeste ::

Nesse sentido, a portaria determinou que as empresas responsáveis pela produção dos eventos devem garantir o acesso gratuito de garrafas de água de uso pessoal, bem como disponibilizar bebedouros ou distribuir gratuitamente embalagens com água. 

Também determina que os pontos de venda de comidas e bebidas e de distribuição gratuita de água estejam dispostos em regiões estratégicas a fim de facilitar o acesso pelos consumidores. Por fim, estabelece instalações necessárias para assegurar o rápido resgate de participantes do evento, em caso de intercorrências. 

 

Edição: Vivian Virissimo