Neste ano, o Prêmio Congresso em Foco vai avaliar os melhores parlamentares do país por região. A tradicional premiação do parlamento brasileiro, que ocorre desde 2006, terá como grande novidade a eleição de deputados e senadores que mais se destacaram por região do país (Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste). A cerimônia de entrega das condecorações será na próxima quinta-feira (21), na capital federal, Brasília.
Até a última parcial publicada pela organização do prêmio, parlamentares de esquerda e centro-esquerda dominaram a votação. O cenário difere do registrado nas últimas edições, quando houve intensa polarização com a direita. No ano passado, por exemplo, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o senador Marcos Rogério (PL-RO), foram os mais votados na Câmara e no Senado, respectivamente.
Além da premiação popular que escolherá 25 deputados e 15 senadores, um júri especializado e de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também vão eleger os melhores parlamentares, assim como os destaques na “Defesa da Educação” e na área de “Clima e Sustentabilidade”.
Conforme as regras da premiação, podem concorrer deputados e senadores que tenham exercido o mandato por ao menos 60 dias durante o corrente ano; não respondam a processos de improbidade administrativa, nem a acusações criminais perante o Judiciário; e “não tenham feito, por meio de atos e declarações, apologia da tortura, da violência ou de outras práticas em flagrante confronto com o Estado Democrático de Direito e o respeito aos direitos humanos”.
Edição: Rodrigo Gomes