"Pouco a pouco vamos começando do zero. Para nós não foi tanto, pior é para quem perdeu tudo, gente da família, casa. Devagarinho vamos nos reerguendo. Vamos começar tudo de novo", relata o morador de Muçum Tiago Robetti.
:: Alckmin anuncia R$ 741 milhões para cidades afetadas por ciclone extratropical no RS ::
A cidade que fica a 156 km de Porto Alegre, com 4,6 mil habitantes foi uma das mais destruídas pelo temporal que atingiu o estado na semana passada, deixando até o momento 46 mortos, sendo 16 da cidade. "Muçum está em luto. Na verdade a gente não se preocupa tanto com a questão da casa, claro, é um bem nosso, só que tem famílias que perderam entes queridos, nossos amigos. Não tem palavra para descrever", desabafa Tiago.
O repórter fotográfico Jorge Leão esteve em Muçum e também na cidade de Roca Sales, outra localidade afetada pelo temporal neste final de semana. Segunda cidade com mais vítimas fatais no estado, com 10 mortes. Roca Sales com 10,4 mil habitantes, fica a 140 km da capital gaúcha.
:: MPF abre inquérito para apurar responsabilidades de órgãos públicos do RS nas enchentes ::
"Chegamos aqui com viatura leve, micro-ônibus e um caminhão de logística trazendo alimentação, material de higiene pessoal, material de limpeza, comida, frutas, verduras. Também técnicos de enfermagem, medicamentos e todo o aparato para a gente poder ajudar a população, ajudar todas as pessoas", relata o comandante de operações do batalhão de Bombeiros Voluntários de Arroio de Sal, Marcos Roberto Padilha, sobre o trabalho na cidade de Muçum.
Os municípios receberam auxílio neste final de semana de diversas entidades. O presidente em exercício Geraldo Alckmin visitou o hospital de campanha em Roca Sales neste domingo.
Veja abaixo as fotos feitas nos locais.
Muçum
Roca Sales
Fonte: BdF Rio Grande do Sul
Edição: Katia Marko