Impasse

Putin e Erdogan se reúnem na Rússia em frustrada tentativa de retomar acordo de grãos

Russos deixaram em julho o tratado diplomático que permitia a exportação de grãos ucranianos

Rio de Janeiro |
Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo, Recep Tayyip Erdogan, fazem entrevista coletiva durante visita do líder turco à cidade russa de Sochi em 4 de setembro de 2023. - Presidência da Turquia / AFP

A Rússia e a Turquia não conseguiram chegar a um consenso sobre a retomada do acordo de grãos durante a reunião entre o presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo, Recep Tayyip Erdogan, nesta segunda-feira (4). 

Em entrevista coletiva após reunião bilateral na cidade russa de Sochi, Putin reforçou as exigências russas para que o acordo de grãos volte.  

"Estaremos prontos para considerar a possibilidade de reviver o acordo de grãos assim que todos os acordos relativos às exportações agrícolas russas forem cumpridos", disse Putin.

:: Segurança alimentar: Rússia usa acordo de grãos para capturar influência do Sul Global ::

Após o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, a exportação de grãos ucranianos a serem escoados pelas rotas do Mar Negro sofreu um bloqueio nos portos marítimos. A assinatura de um acordo mediado por Turquia e a ONU vinha permitindo o desbloqueio do transporte marítimo dos grãos através dos portos de Odessa, Chernomorsk e Yuzhny.

Assinado em julho de 2022, o acordo foi prorrogado várias vezes, incluindo condições apresentadas pela Rússia como a liberação do fornecimento de amônia russa para a Europa através da Ucrânia, bem como a conexão do Rosselkhozbank (Banco Agricultural da Rússia) ao sistema SWIFT, do qual foi desconectado devido às sanções do Ocidente. Em julho, a Rússia anunciou a sua retirada do acordo de grãos afirmando que as condições não estavam sendo cumpridas.

A possibilidade de uma retomada do acordo era uma das pautas centrais da visita do líder turco à Rússia. Durante a coletiva após a reunião entre Putin e Erdogan, o presidente russo reiterou as acusações contra Kiev de supostamente usar os corredores humanitários para ataques terroristas, argumentando que a Rússia fornecia segurança ao longo do corredor de grãos. Segundo o líder russo, o Ocidente enganou a Rússia sobre a natureza humanitária do acordo de grãos.

Ao mesmo tempo, Putin declarou que o lado russo está pronto para reviver o acordo dentro de alguns dias, mas somente se forem cumpridas as suas condições, em particular a remoção das restrições à exportação de produtos agrícolas russos.

Ele também anunciou que a Rússia organizará o fornecimento de um milhão de toneladas de grãos à Turquia para processamento e para o posterior transporte gratuito para os países mais pobres da África. Segundo Putin, o Catar também pode aderir a esta iniciativa.

"Há também a Ucrânia, que tem interesses próprios, todos nós entendemos isso muito bem, temos consciência disso. Portanto, isto não é um substituto, mas é, claro, uma enorme contribuição da nossa parte, uma enorme contribuição da nossa parte para a resolução dos problemas alimentares dos países africanos. Estas são coisas absolutamente óbvias”, disse Putin.

Edição: Thales Schmidt