VIOLÊNCIA

Retomada Xokleng Konglui no Rio Grande do Sul sofre ataque de homens armados

Indígenas e Conselho Indigenista Missionário cobram segurança e início dos estudos de demarcação do território

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Disparos com armas de fogo contra a comunidade não deixaram feridos, mas os Xokleng temem novos ataques - Foto: Divulgação/Cimi

Famílias da Retomada Xokleng Konglui, em São Francisco de Paula (RS), passaram por momentos de tensão e medo na madrugada deste domingo (20). De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), lideranças da comunidade relataram disparos de arma de fogo contra a retomada, por volta das 2h da madrugada.

Não houve feridos, mas a comunidade está apreensiva e pede providências ao Ministério Público Federal, e patrulhamento da região pela Polícia Federal. Conforme Roberto Liebgott, da Regional Sul do Cimi, a entidade está acompanhando o caso e, assim como os indígenas, cobra medidas que garantam a segurança do grupo e o início dos estudos de demarcação do território.

:: Povo Xokleng luta para retomar terra na Floresta Nacional de São Franscisco de Paula ::

Os Xokleng da Retomada Konglui vivem nas margens da RS 484, em frente à Floresta Nacional (Flona) de São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Inicialmente, em dezembro de 2020, a retomada ocupou área na Flona, mas a Justiça decidiu pela reintegração de posse, levando à retirada voluntária para evitar violência. A comunidade reivindica a Floresta, atendendo ao chamado de seus ancestrais para a proteção do território, ameaçado pela privatização e entrega à exploração econômica.

"Enorme vulnerabilidade"

O indigenista destaca a "enorme vulnerabilidade" e sofrimento aos quais a retomada está submetida, ao longo dos últimos anos, vivendo na beira da estrada. "Chuvas, vendavais, ciclones, frio intenso, falta de saneamento, de água potável e de comida, além de um precário atendimento em saúde", relata Roberto.

"Juízes, desembargadores, integrantes do governo federal, MPF, AGU [Advocacia-Geral da União], todos, sem exceção, conhecem nossa realidade, mas nada têm feito para assegurar nossos direitos. Com rigor enfrentamos no cotidiano a violenta falta de humanidade", alerta a comunidade Xokleng Konglui.

:: Marco temporal volta ao STF: veja o que está em jogo e a expectativa para o julgamento ::

Para Roberto, essa condição não é mero acaso. Ele lembra que as florestas estão sendo privatizadas para a iniciativa privada. "Tudo vira 'bioeconomia', enquanto as 'bioexistências' dos indígenas acabam dramaticamente aniquiladas", critica.

Em julho de 2021, o governo federal realizou o edital de concessão da Floresta Nacional. O consórcio vencedor reúne as empresas STE Engenharia e a Urbanes, que devem investir mais de R$ 72 milhões em um centro de visitantes, serviços de alimentação e outras implementações que serão realizadas no local. As empresas serão responsáveis por todos os serviços ligados à visitação.

"É preciso dar um basta nos crimes contra os originários filhos destas terras. Demarcação já, não ao marco temporal", cobram os indígenas.

* Com informações do Conselho Indigenista Missionário

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira