Pesquisa

Ipec: confiança no presidente da República é a maior registrada desde 2012

Lula atingiu 50 pontos em uma escala de zero (nenhuma confiança) a cem (muita confiança)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Entre os eleitores do Nordeste, a confiança no presidente Lula é de 66 pontos, sendo a maior pontuação registrada - Cláudio Kbene/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu o maior nível da confiança dos brasileiros desde 2012, como mostra o Índice de Confiança Social (ICS), feito desde 2009 pelo Ipec com a mesma metodologia.

Lula atingiu 50 pontos em uma escala de zero (nenhuma confiança) a cem (muita confiança), segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira (18). Trata-se de nove pontos a mais do que foi registrado em 2022, último ano do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Entre os eleitores do Nordeste, a confiança no presidente Lula é de 66 pontos, sendo a maior pontuação registrada. Por outro lado, entre os eleitores das classes A e B, foram marcados apenas 39 pontos. Também entre os evangélicos, a pontuação foi inferior a geral: 43 pontos. Esses dois públicos foram os que votaram majoritariamente em Bolsonaro nas eleições do ano passado.

Quanto à administração federal em si, a pontuação também é maior do que a registrada no início do governo anterior. Hoje são 52 pontos, cinco a mais do que o contabilizado em 2022 e dois acima do que marcado em 2019, primeiro ano do mandato bolsonarista.

:: 'Tem ministros que não são trocáveis', diz Lula em referência a Nísia Trindade ::

No total, foram entrevistados 2 mil brasileiros presencialmente em 127 municípios entre 1º e 5 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para cima ou para baixo em relação ao resultado total da amostra. O intervalo de confiança é de 95%.

Edição: Nicolau Soares