Cooperação

Com Lula, lideranças progressistas falam de democracia, direitos humanos e desigualdades

Na capital da Bélgica, mandatários de diversos países fazem reunião paralela à cúpula entre Celac e União Europeia

|
Lula com lideranças progressistas da América do Sul e da Europa - Ricardo Stuckert

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, encontrou com líderes progressistas e democratas de diversos países nesta terça-feira (18/07), na esteira da cúpula entre a União Europeia e a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), em Bruxelas, na Bélgica.

Entre os mandatários na reunião, estavam presentes Olaf Scholz [Alemanha], António Costa [Portugal], Pedro Sánchez [Espanha], Alberto Fernández [Argentina], Gabriel Boric ´[Chile], Gustavo Petro [Colômbia], e Mette Frederiksen [Dinamarca].

Os líderes falaram de temas como defesa da democracia, respeito aos direitos humanos e concordaram que é preciso combater as desigualdades e as mudanças climáticas.

Lula também participou do segundo dia da sessão plenária da 3ª Cúpula Celac-União Europeia, que termina nesta terça. O encontro reúne 60 líderes representantes de países latino-americanos, caribenhos e europeus, que debatem sobre as negociações sobre o acordo Mercosul-União Europeia, a guerra na Ucrânia, e a situação da Venezuela também é outro assunto em destaque.

Na última segunda (17/07), durante o primeiro dia de evento, Lula teve reuniões bilaterais com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, com a premiê de Barbados, Mia Mottley, com o rei da Bélgica, Philippe, e com o primeiro-ministro do país, Alexander De Croo, além da mandatária do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

"Estou achando a reunião [UE-Celac] extraordinária, é uma reunião muito produtiva para o futuro das relações internacionais do Brasil", declarou o presidente brasileiro.

(*) Com Agência Brasil e Ansa.