CENTRAL DO BRASIL

Cúpula da Otan se reúne diante de impasse para o ingresso da Ucrânia na aliança militar

O presidente dos EUA, Joe Biden, afirmou que a adesão dos ucranianos poderia desencadear uma guerra mundial

Brasil de Fato|Recife(PE) |

Ouça o áudio:

O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em uma coletiva de imprensa em fevereiro de 2023 - Dimitar Dilkoff / AFP

Os países que formam a cúpula da Organização do Tratado Atlântico Norte (Otan) estão reunidos entre terça (11) e quarta-feira (12) na Lituânia, para tratar de assuntos delicados do grupo. Entre eles, a incorporação da Ucrânia à aliança militar. 

Envolvida numa guerra contra a Rússia, a Ucrânia reivindica um espaço na aliança. No entanto, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que o país europeu "ainda não está pronto" para ingressar na Otan e que esse movimento poderia causar uma guerra mundial. 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, se queixou das condições listadas pelos integrantes da aliança.

"Agora, a caminho de Vilnius, recebemos sinais de que estão sendo discutidas formulações sem a Ucrânia. E quero enfatizar: estas definições são apenas sobre o convite, e não sobre a adesão da Ucrânia. É absurdo e sem precedentes quando não há nenhum prazo tanto para o convite quanto para a adesão da Ucrânia; e quando algumas palavras estranhas sobre 'condições' são adicionadas, mesmo para convidar a Ucrânia", escreveu nas redes sociais

"O ponto mais central da Otan é o artigo 5º, que determina que qualquer ataque a um dos países membros é um ataque contra toda a aliança. Tem garantias de defesa mútua. Esse é o ponto mais central quando se fala da OTAN", explicou Thales Schmidt, editor de internacional do Brasil de Fato.

Thales participou do programa Central do Brasil desta terça-feira (11) e tratou dos elementos que envolvem o possível ingresso da Ucrânia na Otan.

"Existe um consenso entre os países, e a Ucrânia expressa também um desejo de entrar nesta aliança liderada pelos Estados Unidos, mas existem discordâncias quanto à forma. Hoje, para um país entrar na Otan, todos os parlamentos dos países que integram este bloco precisam aprovar. O que está sendo discutido são as palavras que serão usadas no comunicado final sobre como se dará este processo de adesão", apontou. 

Para conferir a entrevista completa, basta assistir ao programa Central do Brasil desta terça-feira(11). 

Assista ao programa completo



E tem mais! 

É fake ou não?

Na última semana, um juiz federal dos Estados Unidos afirmou que o governo Biden estaria tentando censurar opositores das redes sociais ao pedir que postagens com fake news fossem removidas de plataformas. A Casa Branca recorreu, e a batalha nas cortes decidirá os rumos do combate à desinformação no país.

Exploração de lítio 

Chamado de “ouro branco”, o lítio é insumo fundamental para a produção de baterias e para o armazenamento de energia elétrica produzida por fontes renováveis. A região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, possui muitas reservas do minério, e a exploração teve um salto sob o governo de Romeu Zema.

O programa Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT, no YouTube do Brasil de Fato e pelas emissoras parceiras espalhadas pelo país. 

 

Edição: Leandro Melito