O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, neste domingo (2), das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. A data marca a expulsão definitiva dos portugueses pelo povo baiano. A resistência aos colonizadores contou com importante mobilização popular.
Lula desfilou em carro aberto durante parte do cortejo acompanhado pela primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, e pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Logo no início do desfile, o presidente conversou com jornalistas e exaltou o caráter popular do 2 de Julho.
:: Bicentenário do 2 de julho na Bahia: 'A independência se dá por mobilização popular' ::
"Hoje é o dia em que a Bahia se transforma na capital do Brasil. A gente precisa compreender que Salvador vira capital provisória pela manifestação exuberante do povo baiano. Dom Pedro gritou "independência ou morte", mas quem lutou e morreu foram os baianos para conseguir a independência do Brasil", disse o presidente, em entrevista ao portal G1.
Nas redes sociais, ele relembrou que o movimento baiano é inspiração na luta pela liberdade e soberania do povo brasileiro.
"Uma data para lembrarmos da luta dos nosso povo por sua liberdade e soberania, e nos inspira na busca por mais direitos e dignidade".
:: Comemoração do Bicentenário do 2 de Julho tem eventos gratuitos em toda a Bahia ::
Edição: Vivian Virissimo