A treinadora Pia Sundhage anunciou nesta terça-feira (27) a lista de jogadoras convocadas para defender o Brasil na Copa do Mundo Feminina de futebol, que acontece a partir do próximo dia 20, na Austrália e na Nova Zelândia. Além das 23 inscritas, foram anunciados os nomes de três jogadoras suplentes, que podem ser acionadas em caso de lesão.
A lista tem nomes muito experientes, como a craque Marta, eleita seis vezes como melhor jogadora do mundo, e a goleira Bárbara. Mas também tem 11 atletas que vão disputar pela primeira vez uma Copa do Mundo (leia a lista completa de nomes no fim deste texto). A seleção brasileira busca o título inédito.
Pia Sundhage, que já levou os Estados Unidos ao vice-campeonato mundial em 2011 e comandou também o time de seu país natal, a Suécia, chega pela primeira vez ao Mundial no comando do Brasil. Ao anunciar o nome das escolhidas, ela mostrou otimismo, e disse que o Brasil está entre as dez seleções que chegam com chance de conquistar o troféu.
O time brasileiro se apresentará em Brasília (DF) no próximo sábado (1º), e no dia seguinte, às 10h30, disputará uma partida amistosa contra a seleção do Chile. Na madrugada de segunda (3), embarca em voo fretado para a Austrália. A equipe ficará na cidade de Gold Coast por duas semanas (de 4 a 18 de julho), para treinamentos e para superar a diferença de fuso horário de 13 horas.
Copa cresceu
Esta será a primeira vez que uma Copa do Mundo feminina reunirá 32 seleções (até 2019, eram 24). O torneio começa no dia 20 de julho, quando estreiam as seleções anfitriãs (a Nova Zelândia faz a partida de abertura contra a Noruega e a Austrália pega a Irlanda).
O Brasil está no grupo F, e estreia no dia 24 de julho, às 8h (de Brasília) contra a seleção do Panamá. Os jogos seguintes serão contra a França (29 de julho, 7h) e Jamaica (2 de agosto, 7h). Todas as partidas do time brasileiro na primeira fase do Mundial serão realizadas na Austrália.
Confira a lista de atletas convocadas para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol Feminino 2023:
Goleiras
Bárbara - Flamengo
Camila - Santos
Leticia Izidoro - Corinthians
Defensoras
Antonia - Levante UD (Espanha)
Bruninha - NJ/NY Gotham (Estados Unidos)
Kathellen - Real Madrid (Espanha)
Lauren - Madrid CFF (Espanha)
Mônica - Madrid CFF (Espanha)
Rafaelle - Arsenal (Inglaterra)
Tamires - Corinthians
Meio-campistas
Adriana - Orlando Pride (Estados Unidos)
Ary - Louisville City (Estados Unidos)
Ana Vitória - Benfica (Portugal)
Duda Sampaio - Corinthians
Kerolin - North Carolina Courage (Estados Unidos)
Luana - Corinthians
Atacantes
Andressa Alves - Roma (Itália)
Bia Zaneratto - Palmeiras
Debinha - Kansas City (Estados Unidos)
Gabi Nunes - Madrid CFF (Espanha)
Geyse - Barcelona (Espanha)
Marta - Orlando Pride (Estados Unidos)
Nycole Raysla - Benfica (Portugal)
Suplentes:
Defensora: Tainara - Bayern de Munique (Alemanha)
Meio-campista: Angelina OL Reign (Estados Unidos)
Atacante: Aline Gomes - Ferroviária
Edição: Rodrigo Durão Coelho