Diversidade

24ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Brasília acontece no dia 9 de julho, na Esplanada

Evento é o terceiro maior do país e em 2022 reuniu mais de 150 mil pessoas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

A parada em julho terá como tema "empregabilidade e empreendedorismo: respeito e inclusão" - Agência Brasil

A 24ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Brasília já tem data para acontecer. Será no dia 9 de julho, na Esplanada dos Ministérios, com concentração em frente ao Congresso Nacional, a partir das 13 horas. O evento é organizado pelo Festival Brasília Orgulho.

De acordo com informações da organização, em 2022 a Parada do Orgulho em Brasília reuniu cerca de 150 mil pessoas.

"A parada do orgulho LGBTQIA+ é uma importante manifestação política principalmente da gente celebrar o orgulho de sermos quem somos, mas ao mesmo tempo é uma plataforma de luta importante onde a gente reivindica direitos. Orgulho sempre foi esse sinônimo de luta por direitos. Eu sempre gosto de falar que a nossa luta é sem dúvida pelo livre direito de sermos quem somos mas sempre ancorado e articulado com outros direitos fundamentais como direito à moradia, o direito à educação, a cultura e a saúde", afirmou a ativista e drag queen Ruth Venceremos.

Leia também: Orgulho é ferramenta de luta, por Ruth Venceremos

Neste ano, o tema do festival Brasília Orgulho é "Empregabilidade e empreendedorismo: respeito e inclusão" e conta com atividades entre os dias 24 de junho a 9 de julho. "Faremos campanha de informação sobre direitos LGBT no mundo do trabalho, mostraremos histórias de LGBT que empreendem, faremos pesquisa inédita sobre o tema e muito mais", observa a organização.

Membro da coordenação do Brasília Orgulho, Welton Trindade, afirmou que o tema é muito importante principalmente por estar localizado no coração político do país. "O Brasília Orgulho é um festival com cerca de 15 eventos, inclusive a Parada, e neste ano comemoramos 25 anos. Somos a terceira parada mais antiga do Brasil e levamos ao poder Federal a demanda do segmento LGBTQIA+ no Brasil", destaca Trindade.

:: TCU constata 'apagão' em políticas públicas federais para a população LGBTQIAP+ sob Bolsonaro ::

A programação conta com Seminário sobre o tema e uma pesquisa inédita no DF sobre LGTQIA+  no mundo do trabalho e também uma feira de empreendedores LGBTQIA+ para discutir os desafios e as conquistas desta população no que diz respeito a sobrevivência econômica.

Calendário Oficial

No dia 22 de junho, próxima quinta-feira, será realizado um coquetel de lançamento do Calendário Oficial de Paradas do Orgulho LGBTQIA+ do Distrito Federal. O evento acontece a partir das 18h no Auditório do Distrito Drag, localizado no Setor Comercial Sul. O evento é organizado pelo Brasília Orgulho, Distrito Drag, ABGLT e Jovens Unidos por Direitos Iguais e Humanos (JUDIH).

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp ::

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Flávia Quirino