FUTEBOL

Partidas de futebol em Curitiba poderão ser interrompidas em caso de racismo

A proposta é de autoria da vereadora Georgia Prates (PT) e outros parlamentares

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Crime de ódio e impunidade: movimento negro faz protesto antirracista em São Paulo (SP) após ofensas contra Vini Jr.
Crime de ódio e impunidade: movimento negro faz protesto antirracista em São Paulo (SP) após ofensas contra Vini Jr. - NELSON ALMEIDA / AFP

Com os casos de racismo nos estádios espanhóis envolvendo Vini Jr. e a recusa da organizadora do campeonato, La Liga, em punir os clubes que tiveram torcedores envolvidos em manifestações de intolerância racial, vêm pipocando no Brasil propostas de leis para punir clubes e torcedores que se envolverem em casos semelhantes. No Rio de Janeiro foi votada lei que paralisa jogos que tiverem casos de racismo no estado. Agora, em Curitiba, projeto de lei semelhante foi apresentado na Câmara pela vereadora Giorgia Prates (PT), em conjunto com os vereadores Herivelton Oliveira (Cidadania) e Professor Euler (PSD). 

O projeto, apresentado no último dia 12, cria mecanismos de prevenção e combate ao racismo em estádios, ginásios e arenas esportivas, sejam públicos ou privados. É proposta ainda a criação de uma política municipal de enfrentamento ao racismo no esporte, que prevê, por exemplo, a interrupção de um evento esportivo em que haja denúncia ou manifestação de conduta racista por qualquer presente. A interrupção poderá ser feita pela organização da partida ou pelo juiz. 

:: Alerj aprova medidas contra racismo nos estádios e Medalha Tiradentes para Vini Jr ::

“A palavra é basta. Não queremos racismo em nenhum esporte, nem em nenhum outro espaço. Por isso protocolei o PL ao lado dos vereadores Herivelton Oliveira e Professor Euler. É uma resposta e também uma forma de seguir relembrando a resistência do Vini Jr.”, destaca Giorgia Prates. 

Já o Professor Euler (PSD) destaca que a ideia do PL é criar espaços e ambientes saudáveis e acolhedores. “Queremos que as arenas esportivas se tornem locais educativos e propagadores de uma consciência antirracista. Uma das medidas deste projeto de lei é estabelecer que antes da realização dos eventos, e também dos intervalos, os telões e autofalantes locais divulguem campanhas contra o racismo'', diz.

Leia mais: Até quando vocês vão falar em "mimimi"?

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lucas Botelho