SOLIDARIEDADE

Com estoques zerados, ONGs do Recife pedem ajuda para auxiliar vítimas em período de chuvas

CUFA e Gris Solidário estão arrecadando alimentos, kits de higiente e equipamentos de proteção para ajudar comunidades

Brasil de Fato | Recife (PE) |
A Gris Espaço Solidário, do bairro da Várzea, no Recife, é uma das organizações que precisam de contribuição - Reprodução/Instagram

Com o inverno batendo à porta, a preocupação com os impactos das chuvas tem trazido insegurança para organizações que auxiliam pessoas em vulnerabilidade no Recife. Em 2022, as chuvas que caíram entre maio e junho em Pernambuco, bateram um recorde de vítimas e deixaram consequências que ainda não foram resolvidas pelo poder público.

Só no ano passado, 14 municípios ficaram em estado de emergência, mais de 100 mortes foram registradas e cerca de 5 mil pessoas ficaram desabrigadas.

Sem auxílio do Estado e com receio das possíveis consequências das chuvas neste ano, algumas ONG's no estado estão realizando a campanha S.O.S Chuva e se antecipando na arrecadação de fundos, alimentos e materiais para amenizar o impacto das chuvas que estão por vir.

Leia: Chuvas no Recife: cidade entra em Estágio de Atenção e Prefeitura alerta para deslizamentos

A Gris Espaço Solidário, do bairro da Várzea, no Recife, é uma das organizações que precisam de contribuição. A entidade, que atua fornecendo apoio lúdico e psicopedagógico para crianças do bairro, no período de chuvas passa a  prestar assistência às famílias da comunidade através da doação de cestas básicas e ítens de higiene.

Além dessas ações, a ONG também auxilia nas ações de prevenção e segurança das famílias, como explica Joice Paixão, presidenta da Gris.  “Durante esse quadrante chuvoso, nossa maior preocupação tem sido manter as famílias com informação, segurança, segurança alimentar e o mínimo de dignidade e conforto. Atualmente nós não temos nenhum apoio, nem da prefeitura, nem do governo do Estado”, afirma.

Joice também reforça quais são os itens mais solicitados no período: “Como estamos no quadrante chuvoso, doações de galochas, luva de látex, pá e outros EPI’s que garantam a segurança das famílias também é importante”, ressalta a coordenadora.

:: A questão urbana e as chuvas no Recife ::

Outra organização que se uniu à causa foi a Central Única das Favelas (CUFA), que tem atuação em mais de 5 mil favelas do país, incluindo comunidades de Pernambuco. A CUFA, que se dedica a mobilizar recursos para investir em ações que transformem a realidade negra no país, agora está precisando de auxílio.


Ação de solidariedade da CUFA PE na cidade de São José da Coroa Grande, litoral sul de Pernambuco / Divulgação/CUFA PE

Altamiza Melo, presidenta da CUFA PE, explica as diferentes formas de ajudar: “Nossa campanha conta com pontos de arrecadação, onde nós estamos recolhendo produtos de higiene e limpeza, alimentos não perecíveis e ainda temos uma vaquinha on-line”. 

Para saber como se voluntariar para contribuir com as iniciativas ou fazer doações, é possível entrar em contato com as organizações através das redes sociais, nas contas do Instagram @gris.solidario e @cufape.

Leia também: ONG busca apoio para continuar atividades psicopedagógicas e doação de alimentos na Várzea
 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vanessa Gonzaga