Sul-sul

Ministro das relações exteriores do Brasil visita União Africana e Etiópia: 'Retomada'

Reunião abordou temas como segurança alimentar, esportes, transportes, comércio e investimentos

|
Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed - Twitter/Abiy Ahmed Ali

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, reuniu-se nesta segunda-feira (05/06) com o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, em Addis Ababa, capital do país africano.

Segundo comunicado do Itamaraty, durante a reunião, Vieira transmitiu a Ahmed "a prioridade conferida pelo Presidente Lula às relações entre o Brasil e a África", analisando a possibilidade de visitas de alto nível entre os dois países serem realizadas.

Além do primeiro-ministro, o chanceler brasileiro também encontrou-se com o Ministro de Negócios Estrangeiros da Etiópia, Demeke Mekonnen. Juntos, trataram "da agenda bilateral, da retomada do diálogo político e das perspectivas de cooperação em temas como segurança alimentar, esportes, transportes, comércio e investimentos", informou a nota, também apontando para iniciativas conjuntas na agricultura.

"Tive o prazer de receber Mauro Viera, ministro das Relações Exteriores do Brasil, na sede da União Africana hoje. Decidimos reviver e reforçar a já forte parceria histórica África-Brasil em particular, e com a América do Sul em geral", disse o presidente da Comissão da União Africana, Moussa Faki, em sua rede social.

Em viagem pela Etiópia, Vieira também visitou a sede da União Africana, onde encontrou com o presidente da Comissão do bloco, Moussa Faki Mahamat.

"Debateram o relançamento das relações entre o Brasil e a União Africana, em áreas como cooperação Sul-Sul; paz e segurança; mudança do clima e segurança alimentar" informou o Itamaraty.