AMEAÇA

Polícia descarta suspeita de bomba em mala encontrada em área comercial de Brasília

Desde dezembro, Distrito Federal vem registrando casos de artefatos explosivos montados em locais públicos

Brasil de Fato | Recife(PE) |
Vista aérea do Eixo Rodoviário de Brasília (DF-002) Asa Norte em Brasília - TV Brasil

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) descartou a hipótese de que havia uma bomba dentro de uma mala, encontrada na manhã deste domingo (16) na área comercial da Asa Norte, em Brasília. 

Pela manhã, por volta das 10h50, a PMDF recebeu a denúncia de que havia uma mala preta presa a uma pilastra de um edifício no bloco B da quadra comercial 209. A polícia interditou a área.

Militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Corpo de Bombeiros foram até o local para apurar a denúncia. 

No início da tarde, os militares descartaram a hipótese de que havia uma bomba dentro da mala. Segundo relato de moradores, o objeto foi deixado no local por uma pessoa em situação de rua. 

Dentro da mala havia apenas roupas, material de uso pessoal e um cachimbo, segundo descreveu o jornal Correio Braziliense. 

Cenário tenso

Desde dezembro de 2022, o Distrito Federal vem registrando casos de suspeitas de bomba, intensificados após os atos golpistas do dia 8 de Janeiro deste ano. Segundo dados do portal Poder 360, foram cinco casos até agora.

O mais emblemático deles é o do empresário George Washington Oliveira Souza, 54 anos, que foi preso por montar um artefato explosivo. O material foi encontrado nos arredores do Aeroporto Internacional de Brasília, no dia 24 de dezembro, e foi recolhido pela polícia. 

De acordo com as autoridades, George Washington participava das manifestações após as eleições em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele afirmou que planejou a explosão para "dar início ao caos", que permitiria "a decretação do Estado de Sítio no país". 

Edição: Daniel Lamir