Na tarde desta quinta-feira (16), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o governador da Paraíba, João Azevêdo, e o presidente da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Marcus Vinícius, renovaram a concessão de operação do sistema de água e esgoto da capital. O contrato assinado permite a continuidade da operação por 30 anos e a consequente universalização do esgotamento sanitário da Capital até 2033.
Azevêdo pontuou que o ato afirma a existência da Cagepa enquanto empresa pública e tem reflexos positivos para a capital, para a Cagepa e para o estado. "Eu sempre afirmei que a Cagepa não seria privatizada, pois tem competência para continuar gerindo o sistema. Primeiro porque a Cagepa vai investir para atender ao novo marco regulatório, que universaliza o abastecimento de água e esgoto até 2033. Segundo, vai permitir uma transferência significativa de recursos da Cagepa para o município, que possibilitarão novos investimentos em benefício da própria cidade", explicou o governador.
Lucena falou em resultados expressivos e destacou os esforços que vêm sendo feitos pela universalização da cobertura de esgotamento na capital que, segundo estudos da Cagepa, vai crescer 5% até o próximo ano. "Temos a certeza que esse gesto de não privatização da Cagepa, somado aos investimentos que serão feitos no município, trarão resultados expressivos. Tenho certeza que este gesto se equipara em importância à própria criação da companhia. Temos que agradecer ao governador pois, juntos, temos conseguido entregar aquilo que foi prometido à população no sentido de melhorar sua qualidade de vida", comentou Cícero Lucena.
O Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação da Água e em Serviços de Esgotos do Estado da Paraíba (Sindágua-PB), concluíram que foi uma vitória importante para a classe. "Diante da lei do novo marco regulatório, esse contrato é uma vitória da negociação da categoria junto ao governo do estado e prefeitura de João Pessoa", afirmaram.
Fonte: BdF Paraíba
Edição: Cida Alves